fbpx

Fenajufe participa e compõe mesa de seminário sobre a PEC 6/2019 na CLDF

A Fenajufe, representada por seu Coordenador-Geral Costa Neto, que também é Coordenador-Geral do Sindjus-DF, participou de seminário sobre a reforma da Previdência, na manhã desta segunda-feira, 17. Com o tema Seminário Distrital – “Os impactos da Reforma da Previdência Social”, o evento foi organizado pela Comissão Especial da PEC 06/19 – Previdência Social da Câmara dos Deputados. Após o anúncio da presença do coordenador-geral da Fenajufe no recinto, Costa Neto foi convidado a compor a Mesa do Seminário.

Ao falar sobre o cenário da reforma e os ataques aos servidores públicos, o dirigente apontou que a demonização do serviço público é cortina de fumaça quanto aos reais objetivos da reforma, ou seja, o favorecimento de bancos e do sistema financeiro. Costa Neto defendeu a importância de se respeitar e reconhecer o valor dos servidores, como garantidores de acesso à cidadania, para a população. “É preciso acabar com a ideia de que o servidor público é o inimigo número 1 da sociedade e do Estado”, asseverou.

Sobre os impactos da reforma para os servidores, o dirigente foi incisivo e apontou os prejuízos para o segmento. “A Emenda Constitucional 41, de 2003, já taxou os servidores inativos. Apesar de terem contribuído durante toda a vida, os aposentados foram taxados em seus contracheques. Os servidores públicos durante toda sua carreira pagaram sobre toda sua remuneração. Servidores públicos não têm FGTS. O aumento da alíquota de 11% para até 22% é um verdadeiro confisco”, argumentou. Para ele, é urgente e necessária a atuação de todas as entidades e da sociedade em defesa do serviço público e da Previdência pública, que é um sistema de proteção aos mais necessitados e garantidor do direito de aposentar a todos os brasileiros.

Costa Neto destacou ainda a necessidade de se defender o Estado de Bem-Estar Social proposto na Constituição de 1988, conclamando ampla união na defesa das conquistas trazidas com ele. Para ele, a Constituição Federal de 1988 trouxe o advento do Estado de Bem-estar Social, onde o cidadão não é apenas um número, mas alguém que merece proteção e respeito. A PEC 06, segundo Costa Neto, é um ataque sem precedentes ao Estado de Bem-estar Social, de modo que é “preciso que nos unamos para que esse estado não seja destruído” por uma reforma cruel, que tem como alvo os trabalhadores e por objetivo central beneficiar a estrutura de poder e o sistema financeiro.

Coordenado pelo presidente da comissão especial da PEC 06/19, deputado Marcelo Ramos, e pelo deputado federal professor Israel Batista, o Seminário contou ainda com a participação de representantes de diversas entidades, entre eles o presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, o secretário executivo do Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle – Unacon, Bráulio Cerqueira, o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federa do Brasil – ANFIP, Floriano Martins, a representante do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – FONACATE, Larissa Benevides, a representante do Sindicato dos Professores do Distrito Federal – SINPRO, Rosilene Corrêa, e o vice-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis – Cobrapol, Alex Galvão.

.

(com informações do Sindjus/DF)

 

 

 

Pin It

afju fja fndc