fbpx

Fonasefe se reúne com Ministério da Economia sobre pauta de reivindicações

A Fenajufe e entidades nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) participaram, na manhã desta sexta-feira (21), de reunião com o diretor do Departamento de Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério da Economia, Cleber Izzo.

O objetivo foi cobrar do governo o andamento da pauta de reivindicações apresentada em março contendo as demandas dos servidores. Entre os pontos que foram tratados estão a correção salarial com aplicação de índice acumulado de perdas até janeiro de 2020, apurado em 33%; plano de carreira; perícia médica e revogação da MP 873/2019 - que ataca a livre organização e financiamento sindical; abono de permanência; saúde suplementar e a Emenda 95/16.

Cleber Izzo ressaltou a importância do diálogo aberto e franco com as entidades e lembrou que alguns itens tratados são de outro governo, dificultando a resolução em um prazo curto.   

Pela Fenajufe, estiveram presentes a coordenadora Elcimara Souza - representando também a CSP-Conlutas - e o coordenador Fernando Freitas. Para eles, o encontro foi importante porque engloba uma série de reivindicações da pauta que tem sido discutida no Fonasefe, por exemplo a liberação de dirigentes sindicais. Com relação ao tema, Izzo explicou que a demanda está dependendo de uma resposta oficial do departamento jurídico do ministério.

No entanto, ainda na avaliação dos coordenadores, o governo não tem uma reposta concreta acerca das demandas unificadas dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público federal. Dessa forma, segue a necessidade de uma cobrança e de um retorno efetivo que atualmente não há.

 

Raphael de Araújo, a serviço da Fenajufe

Fotos: Joana Darc Melo e Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc