Fenajufe - Fonasefe orienta intensificar luta contra a PEC 6/2019

Fonasefe orienta intensificar luta contra a PEC 6/2019

Entidades nacionais que compõem o Fórum dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) estiveram reunidas em Brasília na quinta-feira, 5, para analisar a conjuntura e o atual momento da luta contra a reforma da Previdência. Pela Fenajufe estiveram presentes os coordenadores Charles Bruxel, Erlon Sampaio, Fabiano dos Santos, Fernando Freitas, Isaac Lima, José Aristeia, Lucena Pacheco Martins e Thiago Duarte.  

No relato das entidades ficou patente o retrocesso vivido pelo país em diversos segmentos. É o caso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que vive, como a Justiça do Trabalho, processo de desmonte e esvaziamento. Sem consulta, o governo retirou questões do questionário do Censo Demográfico 2020 que podem afear drasticamente a formulação de políticas públicas pelos próximos dez anos. 

Já em relação à reforma da Previdência, com o calendário turbinado proposto pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), o Fórum orienta que as entidades nos estados intensifiquem pressão sobre os parlamentares. Ainda nos estados, de 8 a 12 de julho deve ser reforçada a denúncia dos parlamentares que já se declaram a favor da PEC 6/2019, divulgando nome e fotografia em cartazes. Como parte da mobilização, Fenajufe e Fasubra irão providenciar arte e modelo de outdoor para as entidades que queiram expor nos estados, o rosto dos parlamentares que já declaram apoio à reforma. 

Pressão também em Brasília. Serão realizadas ações no aeroporto da capital federal na segunda-feira (8), à tarde e na terça-feira (09) pela manhã, cobrando que os parlamentares votem contra a reforma da previdência. Na quarta-feira (10), devido à possibilidade de votação da proposta em plenário, as entidades realizarão ato público, às 14 horas no Anexo II da Câmara. E no 12 de julho o Fonasefe orienta à participação no ato organizado pela União Nacional dos Estudantes. 

As entidades também deverão avaliar a possibilidade de orientarem caravanas a Brasília para participação na Marcha das Margaridas em 13 de agosto, contra a reforma da Previdência. Outro ponto a ser deliberado, este por sugestão da Fenajufe, é o ingresso de ação judicial contra a propaganda do governo na mídia a favor da reforma da previdência, a exemplo das ações propostas em 2017. 

O Fonasefe volta a reunir-se na terça-feira, 9, às 17 horas. O local será a sede da Fasubra, no  Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 06, Bloco A, Edifício Bandeirantes - 2ª Andar, Sala 207.