fbpx

Margaridas colorem a Esplanada por um mundo sem violência contra a mulher, os povos da floresta e o meio ambiente

Com o lema “Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência”, 100 mil mulheres e homens Margaridas marcharam em Brasília

A quarta-feira 14 de agosto de longe coloriu-se como um dos mais especiais dias de um ano em que tantas notícias ruins ocuparam as manchetes. O dia marcou a Marcha das Margaridas em Brasília, movimento político-ambientalista que reuniu mais de 100 mil manifestantes em defesa de trabalhadores e trabalhadoras rurais que abraçou também a causa da preservação dos Povos da Floresta, dos recursos hídricos naturais e do meio ambiente.

Concentradas no Pavilhão dos estados do Parque Dona Sarah Kubitschek, na capital da República, mulheres vindas de todos os estados e de mais 27 países se uniram em ato simbólico que coroou o trabalho ao longo dos últimos quatro anos, de construção da resistência e do reconhecimento de direitos. A Marcha, em sua sexta edição, acontece a cada quatro anos, sempre em 12 de agosto. Este ano, foi dia 14.

Tido como a maior mobilização de mulheres trabalhadoras do campo, da floresta e das águas do Brasil, o movimento hoje reúne também trabalhadoras da cidade. A Marcha das Margaridas é realizada desde o ano 2000 e acontece em homenagem à sindicalista Margarida Alves, a primeira mulher a presidir um sindicato de trabalhadores rurais no Brasil e enfrentar fazendeiros e donos dos engenhos de cana-de-açúcar do brejo paraibano, assassinada aos 50 anos, em 12 de agosto de 1983 na cidade de Alagoa Grande, na Paraíba. 

Presente e totalmente inserida no contexto de luta pela preservação das prerrogativas dos servidores públicos e dos trabalhadores brasileiros, o movimento Margaridas do Judiciário uniu as duas Federações da pasta – a Federal, Fenajufe e a Estadual, Fenajud – que juntas trouxeram delegações e desenvolveram atividades envolvendo, precipuamente, o papel da mulher no Judiciário da União e MPU.

Com atividades iniciadas ainda na terça-feira, 13, participaram as coordenadoras Lucena Pacheco Martins e Juscileide Maria Kliemaschewsk juntamente com as representantes da Fenajud e dos sindicatos da base (estaduais e federais) Sindjus-DF, Sintrajufe-RS, Sisejufe-RJ, Sindjuf/PA-AP, Sindijufe-MT, Serjal-AL, SindJustiça-RN, Sitra/AM, Sintrajusc/SC, SindJustiça/RJ, Sindijudiciário-ES, Sindjud-PE, Sindijus-SE, Sintrajuf-PE, Sindiquinze, Serjusmig, Sinsjusto-TO e Sintrajud-SP. Presença também dos coordenadores Evilásio Dantas, Fernando Freitas, Roberto Policarpo e Roniel Andrade. Com a mobilização aprovada pela Direção Executiva, as atividades promovidas pela Fenajufe contaram também com o apoio da coordenadora Elcimara Souza. Mais fotos da participação da Fenajufe e dos Sindicatos na Marcha das Margaridas pode ser conferida na página da Federação, no Facebook (clique AQUI).

Em vídeo, a Coordenadora de Comunicação da Fenajufe, Lucena Martins, avalia o resultado das atividades ao longo da semana de mobilização na Marcha das Margaridas. Assista:

 

 

 

 

Pin It

afju fja fndc