fbpx

Fenajufe participa de reunião para esclarecer mudanças no Plan- Assiste

Os coordenadores da Fenajufe, Costa Neto, José Aristéia Pereira e Roberto Policarpo, participaram na terça-feira, 8, de reunião para detalhar os impactos nos vencimentos de membros e servidores do órgão, das medidas anunciadas em relação ao Plan-Assiste.

O Sintrajufe (RS) enviou o servidor Vilson Vicente Possamai Junior para participar da discussão. Presença ainda de representantes do Sindjus (DF). O encontro foi convocado pelo Secretário Geral do Ministério Público da União (MPU), Eitel Santiago.

De acordo com dados da administração do plano, foi constatado um déficit financeiro no valor de R$ 30,1 milhões em 2018, o que levou o Conselho Gestor a aprovar em junho deste ano, a adoção de medidas como o reajuste nos percentuais de contribuição tanto do titular quanto dos dependentes, já em vigor desde o dia 1º de outubro.

O diretor executivo do Plan- Assiste, Marcius Correia Lima e o diretor executivo adjunto Raimundo Francisco Aguiar de Sousa detalharam a situação contábil do plano de saúde na tentativa de esclarecer e tirar dúvidas dos servidores, quanto à pertinência das medidas anunciadas. Foram apresentados estudos que incluíram cálculos atuariais, balanços e notas técnicas que embasaram a decisão de reajustar a tabela de contribuição para os beneficiários.

Por sua vez, representantes de entidades ligadas aos servidores reclamaram, enfaticamente, de situação considerada injusta no Plan-Assiste: Membros e Analistas Judiciários pagam o mesmo percentual o plano, apesar da diferença na remuneração.

Outra reivindicação apresentada pelos servidores, foi a de participação nos órgãos decisores e gestores do plano.
A reunião teve ainda participação dos membros e servidores ativos e aposentados e contou também com representantes de federações, associações e sindicatos dos demais ramos do Ministério Público, Conselho Nacional do Ministério Público e da Escola Superior do Ministério Público.

Etiel Santiago explicou que a reunião pública foi para esclarecer quaisquer dúvidas dos servidores – beneficiários sobre as mudanças adotadas na contribuição do plano.

 

Texto: Joana Darc Melo

Editado por Luciano Beregeno

Pin It

afju fja fndc