Abertura do Encontro Nacional da JT traz reflexão sobre desmonte do Estado e destruição da legislação de proteção social

Abertura do Encontro Nacional da JT traz reflexão sobre desmonte do Estado e destruição da legislação de proteção social


A abertura do Encontro Nacional de Servidores e Servidoras da Justiça do Trabalho - deliberado no 10º Congrejufe - teve como foco a avaliação da conjuntura atual e a luta em defesa da JT diante de um cenário, cada vez mais intenso, de ataques à pasta.

No início dos trabalhos,  a mesa foi presidida pelos coordenadores Evilásio Dantas e Epitácio Júnior (Pita) e foi composta pela Coordenação-Geral da Fenajufe com os coordenadores Costa Neto, Cristiano Moreira e José Aristeia. Os dirigentes foram categóricos na defesa da JT e lembraram que os ataques à pasta também é um ataque a toda a sociedade.


Em seguida, a presidente da Associação Juristas para a Democracia (AJD), Valdete Souto Severo, alertou para o cenário preocupante de desmonte  do Estado brasileiro com  a palestra  "Combate ao desmonte do Estado e a destruição da legislação de proteção social".  Severo realizou um passeio histórico pelas origens do Brasil para entender a conjuntura atual de desvalorização do serviço público, aos trabalhadores e à Justiça do Trabalho.


Debates continuam a tarde

A tarde, o tema do debate será “Justiça do Trabalho, defender por quê?” e contará com a participação da Juíza Audrey Choucair Vaz - Presidente da AMATRA da 10ª Região (Brasília e Tocantins), representando Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho  (Anamatra); da Dra. Alessandra Camarano Martins - Presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT; do Procurador Ângelo Fabiano Farias da Costa – Presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho – ANPT e do Dr. Cezar Britto – Ex-presidente do Conselho Federal da OAB e Advogado Sindical.

Em seguida, o debate acontecerá em torno dos “Principais problemas a enfrentar na Justiça do Trabalho”, com a participação da Especialista em Gestão Pública e Social Vera Miranda.

 

Raphael de Araújo, da Fenajufe

Fotos: Joana Darc Melo