Encontro Nacional da Fenajufe fortalece debate sobre construção coletiva e comunicação integrada

Jornalistas e Dirigentes das entidades filiadas à Fenajufe participaram no último fim semana do Encontro Nacional de Comunicação da Fenajufe no Espaço Marché, localizado no Shopping Casa Park, em Brasília. O evento foi organizado pela Coordenação de Imprensa e Comunicação da Federação composta pela coordenadora Lucena Pacheco e os coordenadores Isaac Lima e Roniel Andrade, além da jornalista Joana Darc e os jornalistas Luciano Beregeno e Raphael de Araújo e o Analista de Sistemas, Joelson Rogério.

Em um momento em que a conjuntura política e social exige muito das entidades sindicais, aperfeiçoar as estratégias de comunicação e trabalhar, cada vez mais, a integração e pluralidade de ferramentas se faz necessário.

Completaram o encontro, diretores e jornalistas do Sindjus-DF, Sinjufego-GO, Sintrajud-SP, Sindiquinze-SP, Sindjufe-MS, Sinje-CE, Sintrajusc-SC, Sitraemg-MG, Sisejufe-RJ, Sintrajufe-RS e Sindjuf-PA/AP.

Para a coordenadora Lucena Pacheco, a retomada dos encontros de comunicação tem a função de estabelecer um diálogo mais estreito com a base e este primeiro, da atual gestão, foi o passo inicial de um projeto de construção de uma rede colaborativa. "Apresentamos nosso planejamento na expectativa de estimular as entidades filiadas a interagirem conosco e entre elas, fortalecendo, assim, o conjunto de nossos sindicatos", reforçou.

O coordenador Isaac Lima destacou a realização do encontro após sete anos e a importância do espaço para debate sobre comunicação sindical. "O encontro permitiu uma troca de saberes e aprendizado novos, focado exclusivamente no jornalismo sindical. O evento possibilitou que os sindicatos e a Federação se preparem cada vez mais para a nova realidade da comunicação mundial. Todas as palestras e cursos foram de excelência, possibilitando múltiplas visões sobre os temas debatidos", disse.

Na análise do coordenador Roniel Andrade, o Encontro de Comunicação marcou o início de uma nova temporada. “Representou inovação em todos os sentidos, desde o formato à escolha dos temas. Tanto o curso quanto a palestra e a mesa de debates foram instrutivos e deixaram lições que precisamos, a partir de agora, trazer para nossas reflexões e práticas diárias. Que os próximos encontros de Comunicação possam agregar ainda mais”, avaliou.

Construção coletiva

No início dos trabalhos, os coordenadores apresentaram o planejamento da pasta, juntamente com os produtos que fazem parte deste novo modelo de comunicação integrada. Em seguida, o painel “Cidadania sob Ataque: A destruição do Estado com as reformas e o desafio da mobilização. Como sensibilizar? Como cobrir? Alternativas" contou com a participação do coordenador Isaac Lima, do jornalista da Fenajufe Luciano Beregeno e do Mídia Ninja/Fora do Eixo, Oliver Kornblihtt.

O dirigente trouxe análise política do pacote elaborado pelo governo chamado de 'Plano Mais Brasil' - com as PEC's do Pacto Federativo, Emergencial e dos Fundos Públicos - que, na prática, pretende acabar com o serviço público.

Já o jornalista Luciano Beregeno falou sobre as estratégias de comunicação que precisam ser eficientes no diálogo com os servidores e servidoras frente as novas tendências das mídias sociais e destacou a importância do perfilamento para aperfeiçoar a linguagem e mobilizar a categoria.

Encerrando o painel, Oliver Kornblihtt da Mídia Ninja, contextualizou o trabalho da mídia e salientou a importância da construção coletiva no sentido de sensibilizar para o sentimento de pertencimento. Kornblihtt passeou pelo trabalho do grupo desde o Orkut e mostrou como a construção coletiva engajou jovens que não se sentiam representados.

Mídias Digitais

A instrutora Danuta Ferreira - jornalista especializada em Mídias Sociais - ministrou o curso "Mídias Digitais: Produção de Conteúdo e Estratégias" no sábado à tarde. Danuta falou da importância do Facebook; Instagram; Youtube e WhatsApp para as estratégias de marketing e comunicação personalizada, além do planejamento eficiente para o sucesso do trabalho.

Desafios da Imprensa Sindical

As atividades recomeçaram no domingo (10) com apresentação de dois produtos betas de feitos pela equipe de Comunicação da Fenajufe: um boletim de rádio e um programa de entrevista.

Em seguida, no último painel do encontro, o consultor em Mídias Digitais, Cláudio Tostes, falou sobre “Os desafios da Imprensa Sindical e a reconquista da Audiência perdida”. Tostes salientou que as “ferramentas comerciais” como Facebook, WhatsApp, Instagram e outras devem ser utilizadas com planejamento e estratégia no contexto do jornalismo sindical.

Além de explicar o funcionamento dos algoritmos nas mídias sociais, Tostes também contextualizou a atuação da extrema-direita no mundo através de nomes como Steve Bannon, David e Charles Koch e George Soros.

As participações e intervenções dos presentes enriqueceram os debates.

Raphael de Araújo, da Fenajufe

Fotos: Joana Darc Melo