fbpx

Servidor aposentado do TRT da 12ª Região cria projeto de conscientização sobre uso de preservativos

Em viagem a Brasília, o servidor João da Cruz Filho visitou a Fenajufe e apresentou o “Projeto Camisinha Poética”  

 

Engajado na luta contra a AIDS, desde 1997, quando a capital catarinense apresentava um número elevado de jovens infectados com o vírus HIV, o servidor público João da Cruz Filho, aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região e filiado ao Sintrajusc-SC, conta que abraçou a causa pregando a importância quanto ao uso de preservativos e alertando sobre o perigo da síndrome que se espalhava não só na Ilha, mas  também no Brasil e no mundo.

Poeta, JC como gosta de ser chamado, ao fazer o pré-lançamento de seu  livro de poesias “Agua de Cacimba” em 1999 , o servidor  resolveu anexar embalagens de camisinhas em cada volume  do livro como forma de dialogar informalmente sobre o tema com as pessoas e deixar evidente a importância do uso do preservativo como prevenção da Aids/ DST’s. A ideia foi bem recebida e deu origem ao projeto “Camisinha poética: prevenindo com poesia” que consiste em imprimir seus versos de poesia em embalagens de preservativos e fazer distribuição nos locais de maior circulação de jovens.

Dessa forma, JC passou a levar e divulgar seu projeto em várias cidades brasileiras e fora do Brasil. Em suas andanças já visitou Portugal, Espanha, Alicante, Cuba e participou da sétima edição do Fórum Social Mundial no Quênia (África) em 2007, onde levou o projeto e foi muito aclamado pela organização do evento e pelos participantes, que se comprometeram em levar o projeto adiante.

Em 22 anos de existência, o projeto já distribuiu mais de um milhão de camisinhas para pessoas de idades variadas e de todas as classes sociais. Em outubro, o servidor aposentado esteve no Congresso Nacional, visitou gabinetes de deputados e senadores, distribuindo camisinhas e apresentando o projeto.

Este ano, o projeto ganhou apoio de peso com o patrocínio do Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). O órgão mandou confeccionar e imprimir 10 mil embalagens com versos do poeta para o lançamento da campanha, “Ação Camisinha poética- Humanizando o uso do preservativo” que começa no dia 02 de dezembro - Dia mundial de Combate a Aids. O objetivo do projeto é auxiliar na conscientização pelo sexo seguro, e “humanizar” o assunto entre as famílias. Combater o avanço da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis e levar um pouco mais de poesia ao sexo.

Segundo o Ministério da Saúde, a incidência da Aids no Brasil, ocorre entre jovens de 15 a 39 anos principalmente entre os homens. Cerca de 73% dos homens infectados estão nesta faixa etária. Ainda de acordo com a pasta, incidência é de 52 para cada 100 mil habitantes.

O lema é se cuidar. Entre 2010 e 2018 o Brasil teve um aumento de 21% no número de novas infecções por HIV. Os números colocam o país com um dos maiores índices da América Latina. O aumento ainda fez com que a América Latina registrasse, em média, um incremento de 7% nos novos casos.


Quem tiver interesse nas camisinhas poéticas podem entrar em contato com o próprio JC, no número de telefone celular: 47 -99983-5888.

Para mais informações sobre o projeto visite o site: www.jcramos.com.br 

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Fotos: Divulgação

Pin It

afju fja fndc