Respeito e diversidade: 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans

Respeito e diversidade: 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans

Comemora-se, neste 29 de janeiro, o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data foi escolhida em 2004 com o lançamento da Campanha “Travesti e Respeito”, promovida pelo Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde.

A data busca promover visibilidade e trazer cidadania às pessoas transexuais, travestis (homens e mulheres trans) e não-binárias (aquelas que não se reconhecem nem como homens nem como mulheres). Desde então, conquistar um lugar na sociedade e ser respeitado como pessoa passou a ser uma luta diária e dolorosa.

O último Congresso da Fenajufe, ocorrido em maio de 2019, aprovou a inclusão da data no calendário oficial da entidade e dos sindicatos. O objetivo é promover visibilidade e respeito às pessoas LGBTI+ no PJU e MPU.  Além disso, aprovou que as entidades façam ações concretas de integração com os órgãos, coletivos, ONG’s que representam o movimento com realização de seminários, encontros e eventos relacionados a temática e que ofereçam apoio jurídico em casos de discriminação e/ou preconceito em casos de LGBTfobia.

As pessoas trans sofrem todas as formas de preconceito. Desde a não aceitação no seio da família, a inserção no mercado de trabalho e nos espaços sociais, até o enfrentamento pela preservação da vida e direito de ir e vir. E mesmo com os avanços conquistados nesses anos de luta, o preconceito ainda é grande. Seja cidadão, respeite a diversidade!

A data é comemorada em todo o País. Em Brasília as atividades estão previstas assim:

DATA

HORÁRIO

RESPONSÁVEL

PAUTA

30/01

09:30 às 17:00

Lua Stabile (ONU)

Seminário Nacional - Saúde, Trabalho, Direitos e Inclusão Social para a População Trans -  OPAS e ONU. Local: Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) Avenida das Nações, Lote 19.

31/01

09:00 às 12:00 / 14:00 às 17:00

Anderson (RENOSP) 19º DP de Brazlândia, DECRIN, pessoas das equipes do CREAS da Diversidade, Ambulatório Trans, Movimentos Sociais

Banquinha Trans de Sensibilização – Rodoviária do Plano Piloto, próximo à Pastelaria Viçosa

 

01/02

09h-17h

Mães pela Diversidade/Trans Crew

Pintura e grafite da parte interna do Ambulatório Trans

01/02

14:30 às 17:00

Mãe Pela Diversidade/Ambulatório Trans/Creas da Diversidade

Tarde de Acolhimento Afetivo para Familiares e Amigos (as) de Pessoas TRANS em parceria FAMILIAS TRANS: “Venham para o abraço”. Local: Auditório do Ambulatório Trans

 

04/02

14:00 às 16:00

Hyuri (DIV/UnB), Lucci Laporta e Madu

UnB TRANSformadora – Oficina para o atendimento e acompanhamento de pessoas TRANS no ambiente acadêmico. Local: Anfiteatro 10/UnB

05/02

08:00 às 12:00

Ambulatório Trans

Visibilidade Trans no SUS. Mesa: “Cuidados em Saúde da População Transgênero: Vamos conversar sobre a Resolução do CFM 2265?”

*Transporte e almoço gratuito na Ong Vida Positiva

 

05/02

 

14:00 às 18:00

 

Ambulatório Trans

Cinema com Pipoca – Exibição do curta-metragem Ambulatório.

Roda de Conversa e Oficina Oficina sobre Não Binariedade de Gênero.

 

 

06/02

 

 

14:00 às 18:00

 

 

CREAS da Diversidade / Ambulatório Trans / Instituto Ipês / Rede Distrital Trans e outres parceires

*Armárie Livre –Roupas, Acessórios e Sapatos*

*Oficina TRANSVisu* - Auto-cuidado: Nathalia Vasconcelos (cuidados com o cabelo), EMBELEZE, Fio Maravilha, Tranças e Turbantes, Daniela Nunes (cuidados com a pele), *Higiene Bucal, Confecção de Materiais para a Caminhada do dia 08/02, distribuição de materiais informativos, Oficina Filtro dos Sonhos e atividade cultural.

*Local: Creas da Diversidade

07/02

 

CLDF – Lucci Laporta

Audiência Pública - Segurança Pública - CLDF

08/02

 

14:00 às 18:00

Todes

Caminhada pela Visibilidade Trans / Bloco de Carnaval da Família TRANSdicional Brasileira. Possibilidade de parceria com bloquinhos LGBT da cidade.

*Concentração com Oficina de Stencil pela Trans Crew às 14:00 na W3, ao lado do Ambulatório Trans/Hospital Dia.

*Saída da Caminhada às 16h até o Pátio Brasil

 

 

18/02

 

9h30 às 12hrs

 

 

Paula Bennet

Ato no Parque da Cidade - Marina Gardlen -  Estacionamento 11, - Cerimônia e plantio das mudas -  “Se plantarmos respeito colheremos amor” – Espaço Dandara - para florescer esse respeito

 

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Arte: Annelise Oliveira