fbpx

50 mil trabalhadores ocupam Esplanada dos Ministérios

Trabalhadores marcham em direção a Esplanada dos Ministérios para pressionar Planalto e são recebidos por Dilma

Cerca de 50 mil trabalhadores convocados pela  CUT e outras cinco  centrais sindicais, além de representantes de diversos movimentos sociais, participaram da 7ª Marcha pela “Cidadania, Desenvolvimento e Valorização do Trabalho”, em Brasília, nesta quarta-feira (6).

Concentrados desde as primeiras horas da manhã nas imediações do Estádio Nacional Mané Garrincha, militantes se revezaram nos carros de som, enquanto os trabalhadores, com palavras de ordem, exigiam do governo uma posição em relação a pauta de reivindicações e marcharam, por cinco quilômetros, em direção ao Congresso Nacional.  

O coordenador da Fenajufe, Joaquim Castrillon, um dos participantes da Marcha, considera que a presença da Fenajufe nessa batalha, se deve ao “fortalecimento do Poder Judiciário e do MPU, porque sem eles, nenhuma democracia se concretiza plenamente”.

Uma pauta, contendo doze itens, entre eles a regulamentação da Convenção 151 da OIT, fim do fator previdenciário e 10% do PIB para a educação, foi entregue por uma comissão de sindicalistas à Presidenta Dilma Roussef. Após dois anos de governo, “finalmente os trabalhadores conseguiram colocar suas reivindicações na mesa da Presidenta”, afirmou  Castrillon.

Já o Secretário Nacional de Políticas Sociais da CUT, Expedito Solaney considera, por se tratar de uma pauta unificada, caso seja atendida, “será possível resolver boa parte dos problemas da classe trabalhadora brasileira” e cita a “redução da jornada de trabalho de  40 horas semanais, para os trabalhadores celetistas, como um dos pontos mais importantes das reivindicações”. A proposta tramita há pelo menos cinco anos no Congresso Nacional e até hoje, sem nenhuma definição, afirma.

A agenda do Ato ainda previa reuniões com os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), além do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa.

Durante a Marcha, o presidente venezuelano Hugo Chávez – falecido terça-feira (5) – foi homenageado “pela defesa da soberania e da integração latino-americana”, e a luta feminista,  por “igualdade de salários e de direitos”.

Confira abaixo os itens da pauta dos trabalhadores:

- 40 horas semanais sem redução de salário;
- Fim do fator previdenciário;
- Igualdade de oportunidade entre homens e mulheres;
- Política de valorização dos aposentados;
- 10% do Produto Interno bruto (PIB) para a educação;
- 10% do orçamento da União para a saúde;
- Correção da tabela do Imposto de Renda;
- Ratificação da Convenção OIT/158;
- Ampliação do investimento público.

Fonte: Fenajufe
Fotos: Joana Darc Melo

 

 

 

 

Pin It

afju fja fndc