fbpx

Fenajufe se mobiliza para fortalecer Marcha Nacional no dia 24 de abril

No dia 24 de abril, Brasília será palco de mais uma grande concentração de trabalhadores e trabalhadoras, de diferentes segmentos, para lutar contra as propostas do governo federal que atacam direitos da classe trabalhadora.

O coordenador da Fenajufe Saulo Arcangeli participou nos últimos dias de uma série de reuniões com outras entidades em Brasília (Fórum de Entidades Federais, CNESF e o Espaço Unidade de Ação) para tratar da organização da marcha. “Será uma manifestação ampla, com representantes dos servidores públicos das três esferas: federal, estadual e municipal; além de movimentos sociais de luta pela moradia, MST, estudantes, aposentados, quilombolas e indígenas. Uma pauta propondo reivindicações de todos esses movimentos” destaca Arcangeli.

O Fórum de Entidades Federais tem como principais bandeiras de luta, para a Marcha Nacional, a Campanha Salarial de 2013 e a anulação da Reforma da Previdência de 2003. Já no setor privado a mobilização do dia 24 vai contra o Acordo Coletivo Especial, projeto que vem desde a era FHC e agora colocado em discussão pelo Sindicato dos Metalúrgicos. Quanto aos aposentados, o coordenador da Fenajufe aponta a luta pelo fim do Fator Previdenciário e contra a sua substituição pelo fator 85/95 (transição para o fator 95/105) apresentado pelo governo e o aumento com o mesmo índice do salário mínimo para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo. Dentre outras reivindicações temos a luta por moradia e pela reforma agrária, titulação das terras quilombolas e  a luta dos povos indígenas.

O diretor da Fenajufe destacou outros temas importantes que também compõe a pauta de luta do funcionalismo como a data-base, descumprida pelo governo, além da proposta de congelamento dos salários por dez anos, por meio do PLP 549/09, e a quebra da estabilidade através do PLP 248/98 que está pronto para ir ao plenário da Câmara. “Precisamos barrar estes ataques do governo”, afirma Arcangeli.

A concentração dos manifestantes será em frente ao Ginásio Nilson Nelson. O horário de chegada das caravanas a Brasília será a partir das 7h do dia 24 de abril. Após a Marcha, será realizado um ato público dos SPF´s em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG (Bloco K), para exigir uma audiência com a ministra Mírian Belchior.

Fonte: Fenajufe

Pin It

afju fja fndc