Fenajufe defende Previdência Pública em reunião com senador José Maranhão

Fenajufe defende Previdência Pública em reunião com senador José Maranhão

 

 

 

 

 

 

 

A Fenajufe continuou nesta terça-feira, 13, o trabalho com os Senadores na defesa dos trabalhadores, frente a reforma da Previdência aprovada na Câmara e agora em tramitação no Senado Federal. A agenda foi cumprida pelos coordenadores Evilásio Dantas, Fabiano dos Santos e Fernando Freitas.  

A primeira conversa do dia aconteceu com o senador José Maranhão (MDB/PB), logo após a chegada do parlamentar a Brasília. Os dirigentes apresentaram os argumentos defendendo a rejeição da forma, pelo prejuízo que ela representa ao conjunto dos trabalhadores  

Na avaliação da Fenajufe, no que se refere ao serviço público a PEC 6/2019 funciona como instrumento para enfraquecer a garantia de acesso à cidadania. Ao criar mecanismos que punem o trabalhador quanto ao direito de se aposentar, retira dele a condição de um fim de vida com um pouco de dignidade.  

Para os servidores, além de mudanças nos requisitos para aposentadoria, a reforma aumenta alíquotas, como a contribuição extraordinária. Sobre o tema, a Fenajufe entregará ao senador, uma Nota Técnica, hoje em fase de elaboração.  

Segundo os dirigentes, essas reuniões são importantes para reafirmar posição da Fenajufe e seus filiados, aprovadas em várias instâncias de deliberação. E mais, pelo cenário político que envolve a tramitação da PEC, a Fenajufe se preocupa com a possibilidade de uma PEC paralela tentar trazer ao tema, dispositivos já superados, como a capitalização.  

A Fenajufe orienta ainda que os sindicatos se organizem para exercer máxima pressão sobre as bases eleitorais dos senadores e prepara confecção de material com orientações sobre como trabalhar isso nas capitais e interior dos estados.  

Outra agenda

A terça também seria o dia de reunião marcada com o Senador Paulo Rocha (PT/PA). Mas no horário marcado a assessoria do parlamentar informou sua ausência e a impossibilidade da reunião. A agenda havia sido confirmada semana passada.  

A assessoria da Fenajufe construirá novo encontro com o parlamentar. Em vídeo, os coordenadores relataram o resultado do encontro. Veja abaixo: