fbpx

Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social se reúne pela 1ª vez no Senado

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social se reuniu, pela 1ª vez, na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal na manhã desta quarta-feira (14) - o coordenador Roberto Policarpo representou a Fenajufe. Participou, também, o Assessor Institucional da Federação, Alexandre Marques.

Entendimento entre os presentes foi a necessidade do Senado ser Casa revisora e não apenas "carimbadora" da decisão dos deputados na Câmara. E, da mesma forma, a importância de pressionar os senadores no Congresso Nacional e nas bases, onde a perda de votos pode sensibilizar os parlamentares.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta manhã, requerimentos de audiências públicas com especialistas para debater a PEC 6/2019 durante a próxima semana. O senador Paulo Paim (PT-RS) informou que pretende levar as entidades para o debate na comissão. O relator da proposta, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), já afirmou a intenção de votar o texto em até 60 dias no plenário. A mobilização precisa continuar intensa - uma vez que os senadores estão com pouco poder de decisão.

Paim disse, ainda, que no dia 10 de setembro vai ocorrer sessão temática com debatedores contra e a favor da reforma. E, a partir do dia 28 de agosto, a Frente vai se reunir toda quarta-feira, às 14h30.

Aumento da extrema pobreza

Além do debate sobre a tramitação da reforma da Previdência no Senado e as consequências desastrosas para a classe trabalhadora, o aumento da extrema pobreza, que já atinge R$ 13,2 milhões de pessoas, foi tema de discussão no encontro. Os números são do Cadastro Único do Ministério da Cidadania.

Frente Parlamentar Mista

A Frente é integrada por centenas de deputados federais e senadores juntamente com dezenas de entidades representativas de trabalhadores ativos e aposentados da iniciativa privada, do serviço público, além de trabalhadores rurais e movimentos sociais.

 

Texto e fotos: Raphael de Araújo, a serviço da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc