fbpx

Sintrajud (SP) realiza assembleia geral nesta quinta, 4, às 13h, no TRF

Assembleias setoriais ocorrem na quarta, 3, às 13h, no Fórum da Barra Funda e no TRE. Objetivo é debater pautas e mobilizar para dia 11, o Dia Nacional de Lutas

Os servidores do judiciário federal têm uma agenda intensa de debates nesta semana.  Na quinta, 4, participam da assembleia geral da categoria, às 13h, em  frente ao prédio do TRF. Antes, na quarta, 3, acontecem as assembleias setoriais.  Às 13h, os servidores da justiça trabalhista se reúnem no Fórum da Barra Funda  e os trabalhadores da justiça eleitoral se encontram na sede do TRE.  

As assembleias têm o objetivo de construir uma pauta de reivindicações dos servidores para engrossar a mobilização que ocorre no próximo dia 11, o Dia Nacional de Lutas. A redução das tarifas de ônibus, do metrô e dos trens demonstra que com mobilização é possível conquistar direitos.

Para o coordenador do Sindicato, Tarcísio Ferreira, o período de efervescência política potencializa a luta pelas demandas represadas dos servidores do judiciário. “Queremos no mínimo a antecipação do reajuste previsto até 2015”, ressalta.

O dirigente antecipa que uma pauta emergencial será apresentada ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa. A decisão foi tomada no último final de semana durante a reunião da executiva da Fenajufe, que ocorreu em Brasília.  

De acordo com Tarcísio, além da reposição salarial também será incluída na pauta encaminhada ao STF, propostas sobre a valorização da carreira, dos servidores e serviços públicos e a data-base. A atualização dos benefícios (saúde e alimentação) dos servidores é outro ponto da pauta que será levada a Brasília.

A preocupação com o plano de saúde vem tirando o sono dos servidores e deve ocupar papel importante na luta do próximo período. “Hoje em dia utilizamos boa parte dos salários para pagar convênios médicos”, enfatiza o diretor do Sintrajud Maurício Rezzani. Recentemente o Tribunal Regional Eleitoral constituiu um grupo de trabalho para estudar a viabilidade da contração de um plano coletivo de assistência médica.

Esse será um dos pontos de pauta que será discutido na assembleia setorial no TRE, segundo Maurício.  Para ele, essa é uma pauta que dialoga com o conjunto da classe trabalhadora. “Não mobiliza só os servidores do judiciário, mobiliza a população.”

A discussão sobre o plano de saúde dos servidores do TRF também será ponto de pauta da assembleia geral da categoria que acontece nesta quinta-feira, 4.

Fonte: jornalista Lúcia Rodrigues, do Sintrajud

Pin It

afju fja fndc