fbpx

Sintrajufe/RS e demais entidades do Fórum Gaúcho de Servidores Federais dão a largada na campanha salarial

Na madrugada desta terça-feira (22/01), o Sintrajufe/RS e outras entidades do Fórum Gaúcho de Servidores Públicos foram para a rua. Divididos em grupos, colocaram, em pontos de grande visibilidade de Porto Alegre, as faixas da campanha salarial unificada, que terá atividades de lançamento nos estados, seguindo o cronograma definido no Fórum Nacional dos Servidores Federais.

São três faixas diferentes, criticando a falta de valorização salarial e de investimentos e exigindo um serviço público "padrão FIFA", em alusão à farra do uso de dinheiro público com a realização da Copa do Mundo. As ações conjuntas das diferentes categorias foram definidas em reuniões do Fórum Gaúcho dos Servidores Públicos Federais, do qual o Sintrajufe/RS faz parte e que tem por objetivo unificar as pautas e a luta dos servidores, para combater a política de arrocho e retirada de direitos do governo Dilma. A campanha unificada irá se estender para além de janeiro. Estão sendo programadas várias ações conjuntas para dar visibilidade às reivindicações dos servidores.

A colocação das faixas serviu para dar a largada e chamar a atenção para a campanha salarial, cujo lançamento ocorrerá nesta quarta-feira, com distribuição de carta aberta à população. Há duas outras atividades programadas: a primeira, uma entrevista coletiva para a imprensa, realizada às 10 horas, no auditório do Sindisprev, quando os dirigentes sindicais apresentaram a pauta da campanha a jornalistas (leia aqui como foi a coletiva).

Às 16h, aconteceu uma palestra com a auditora fiscal e coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, Maria Lucia Fattorelli, na Faculdade de Economia da Ufrgs.

As diversas categorias do funcionalismo federal já trabalham com a possibilidade de mobilização. Entidades como Condsef (servidores do poder Executivo) e Fasubra (servidores técnicos das universidades) aprovaram indicativos de greve para o mês de março. No Judiciário Federal, esse debate terá início na reunião ampliada da Fenajufe, marcada para o próximo dia 8 de fevereiro. O Rio Grande do Sul elegerá seus delegados na assembleia geral do Sintrajufe/RS, dia 28 de janeiro, às 18h30min, no auditório das varas trabalhistas.

Fonte: Sintrajufe/RS, com adaptações de Eduardo Wendhausen Ramos (Fenajufe)

Pin It

afju fja fndc