fbpx

Apagão vai paralisar Judiciário Federal em São Paulo

Mobilização em diversos prédios da capital atrai servidores e indica crescimento da greve

A greve dos servidores do Judiciário Federal na capital paulista está crescendo e aponta para uma grande participação nas atividades da quarta-feira, 21 de maio, dia do Apagão do Judiciário.

Servidores que nos últimos dias realizaram “arrastões” para mobilizar os colegas nos diversos prédios do Judiciário na cidade afirmam ter percebido um aumento da adesão à greve. “Amanhã será um grande dia e o governo precisa colocar as barbas de molho”, disse Cleber Borges de Aguiar, servidor do TRF-3 e diretor do Sintrajud/SP.

Ele participou do esforço de mobilização  e percorreu o Fórum Pedro Lessa e os prédios da Justiça Federal na Avenida Paulista, assim como os prédios do setor administrativo e dos Juizados Criminal e Previdenciário.

Nesta quarta-feira, os servidores da JF e do TRF-3 começam a se concentrar às 9h da manhã em frente aos prédios, para conscientizar os colegas que ainda não aderiram ou que estão indecisos. Às 13h começa a Assembleia Estadual da categoria, em frente ao Fórum Pedro Lessa, e às 15h os servidores iniciam o ato unificado com outros setores do funcionalismo público.

No TRE, os servidores realizam uma assembleia às 14h para discutir a organização da vigília e da paralisação do dia 29, quando termina o prazo previsto para o encerramento dos trabalhos da mesa de negociações instalada no STF. Os servidores do TRE estão focados na reivindicação de uma data-base para o reajuste anual dos salários do funcionalismo.

“Prédio fantasma”

No Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda, as atividades também começam bem cedo, às 7h30, com o trabalho de conscientização e esclarecimento. “A adesão será bem forte; vamos conseguir parar grande parte do prédio”, previu Marcus Vergne, servidor da JT e diretor de base do Sintrajud. “Amanhã, este será um prédio fantasma para os servidores”, acrescentou.

Os organizadores do Apagão na JF e na JT já distribuíram avisos aos advogados para que na quarta-feira compareçam aos prédios do Judiciário Federal apenas em casos de extrema necessidade, pois o atendimento será prejudicado.

Servidores de outras regiões da cidade e de outros municípios também se preparam para a concentração na Avenida Paulista. O servidor do TRT e diretor do Sintrajud Henrique Sales Costa percorreu nos últimos dias o Fórum da JT na Penha, zona leste, e o de Guarulhos, na região metropolitana.

Baixada Santista

A mobilização para ampliar a greve e promover o Apagão do Judiciário Federal se intensificou também na Baixada Santista. Com a realização de “arrastões”, principalmente nos prédios da Justiça Trabalhista e da Justiça Federal, os servidores estão conseguindo aumentar a adesão ao movimento grevista.

A adesão à greve na região já alcança cerca de 70%, disse Gilson Amaro, funcionário da subsede do Sintrajud em Santos. “Tudo indica que no Apagão a adesão será total”, afirmou Gilson. Os servidores da Baixada estão se organizando em uma caravana para participar da assembleia estadual e do ato que a categoria realiza na Avenida Paulista.

Fonte: Sintrajud/SP

Pin It

afju fja fndc