fbpx

Em reunião com ministra do STF, Sintrajufe/RS entrega ofícios e abaixo-assinados contra a PEC 59/13 e as carreiras exclusivas

Na tarde desta segunda-feira (26/05), os diretores do Sintrajufe/RS, Cristiano Moreira e Paulo Gustavo Barroso Jr. (PG), tiveram reunião com a ministra do STF Cármen Lúcia na Escola Judicial da JT. A reunião foi intermediada pelo desembargador José Felipe Ledur, diretor da Escola Judicial do TRT, a pedido do Sintrajufe/RS. No encontro, os dirigentes entregaram à ministra cópias dos abaixo-assinados em que os colegas das Justiças Federal e do Trabalho solicitam que as administrações locais se posicionem contrariamente à PEC 59/13 e às carreiras exclusivas nos tribunais superiores e que gestionem nesse sentido junto às instâncias superiores dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Foram recolhidas mais de 3 mil assinaturas.

Os dirigentes entregaram à ministra os ofícios enviados pela presidente do TRT4, desembargadora Cleusa Halfen, à presidente Dilma Rousseff; ao presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa; ao presidente do TST, ministro Antonio José Levenhagen; ao presidente do Senado, Renan Calheiros; e ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, manifestando inconformidade com as propostas de carreiras exclusivas e com a PEC 59/13. Foram entregues, ainda, os ofícios enviados pelos TRFs  e pelo TRE-RS ao STF, também contrários às carreiras exclusivas para tribunais superiores.
 
Cristiano e PG explicaram que a categoria iniciou uma greve forte, que vem crescendo a cada dia, contra o desmonte da carreira e por valorização salarial. A ministra disse que o assunto das carreiras exclusivas ainda não foi discutido no STF, o deve acontecer em uma reunião administrativa, mas se comprometeu a levar a posição dos servidores ao colegiado, assim como a respeito da PEC 59. Segundo ela, é importante conhecer todas as opiniões sobre a matéria.

Os dirigentes ressaltaram que a categoria acumula perdas de mais de 40% e que, na mesa de negociação do STF, buscam a reposição dessas perdas. Lembraram, ainda, que não basta o simples envio da proposta de reposição ao Congresso, mas é importante que o STF se empenhe para cobrar do governo o respeito à autonomia orçamentária do Poder Judiciário e a aprovação do projeto de reajuste. A ministra afirmou que levará essa posição ao presidente do tribunal, Joaquim Barbosa.

A avaliação da direção é que o encontro foi positivo e cumpriu mais uma etapa do processo de mobilização, do qual a categoria no Rio Grande do Sul tem sido protagonista. A entrega dos documentos e o compromisso da ministra de apresentá-los ao presidente do STF e levar à Corte a posição dos servidores são avanços importantes. De qualquer forma, o certo é que apenas a mobilização da categoria e o fortalecimento da greve poderão impedir o desmanche da carreira e garantir a reposição das perdas salariais, afirmaram os diretores.

Fonte: Sintrajufe/RS

Pin It

afju fja fndc