fbpx

Próxima semana será de assembleias setoriais e atividades em Brasília para servidores mineiros

BRASÍLIA – 08/08/12 - Enquanto o governo novamente dava sua cartada, esvaziando a sessão desta quarta-feira [08], da Comissão de Finanças e Tributação [CFT] e impedindo a votação do PL 6613/2009, os servidores mineiros do Judiciário Federal reuniram-se em frente ao TRE, em Belo Horizonte, para protestar contra a política de descaso e arrocho de Dilma Rousseff. O ato reuniu servidores das três justiças e os coordenadores do Sitraemg-MG Lúcia Maria Bernardes de Freitas, José Francisco Rodrigues, Hélio Ferreira Diogo, Débora Melo Mansur, Paulo Márcio Santos e Fernando Guetti, além do presidente da Assojaf-MG, Welington Gonçalves.

Lúcia Maria Bernardes abriu o ato passando as datas e horários das assembleias setoriais, nas quais a categoria vai debater a mobilização pelo PCS e deliberar as próximas atividades e frisou que a categoria precisa comparecer, “senão os poucos que comparecerem decidirão por vocês”, aviso que foi reforçado pela coordenadora Débora Mansur, que ainda destacou a importância de levar o maior número possível de colegas para as reuniões. Às falas de Lúcia e Débora, Mauro Alvim, servidor do TRT, acrescentou que os servidores precisam fazer a sua parte e não deixar o sindicato sozinho.

Indignado e tendo como fundo músicas de protesto, o coordenador José Francisco Rodrigues citou Geraldo Vandré [“Para não dizer que não falei das flores”] para alertar os servidores de que “a hora é agora e não podemos esperar acontecer”. Fazendo novo apelo pela participação massiva da categoria, o dirigente sindical enumerou as categorias do funcionalismo federal em greve e alertou: “está na cara que o governo pretende nos enrolar até o fim do prazo [31 de agosto, quando a Lei Orçamentária Anual – LOA será enviada ao Congresso]. Precisamos exigir a valorização dos servidores, porque quem faz a Justiça somos nós”.

Cobrança por mais mobilização
Vários servidores e coordenadores criticaram a dedicação do governo federal às obras para a Copa do Mundo de 2014 – que prosseguem com fartura de verbas e sem interferências – e o desserviço prestado pela grande imprensa, que, alinhada com as políticas neoliberais do Planalto, coloca a população contra os trabalhadores do setor público, tachando-os de “marajás”. Além disso, em uma estratégia para dar a entender que os trabalhadores estão pressionando o governo sem dar tempo para as contrapropostas, o Planalto esconde que as categorias em greve vêm buscando um diálogo já há bastante tempo.

Por outro lado, ainda que o governo tenha sua parcela de culpa, servidores como Luiz Fernando Rodrigues e Carlos Antônio Ferreira, o Ovo, ambos do TRT, lembraram os participantes da responsabilidade da categoria na luta contra esses ataques. “Nós somos responsáveis por mudar a mentalidade a respeito do serviço público e a estrutura do governo”, disse Luiz Fernando, ressaltando que o reajuste está previsto na Constituição Federal e que “não queremos nada além de nossos direitos”. Para Ovo, falta a categoria fazer o seu papel: “ainda acredito na aprovação do plano [PCS], mas a categoria precisa acordar e ver que a luta é na rua, com todos juntos, unidos”, protestou.

Assembleias e participação em Brasília
Durante o ato desta quarta, foram eleitos delegados para representar o Sitraemg-MG na reunião ampliada da Fenajufe, agendada para 16 de agosto. São eles: Luiz Fernando Rodrigues Gomes [TRT], Hélio Ferreira Diogo [TRT], Daniel de Oliveira [TRT] e Jair Lemos [TRE]. Além disso, mais servidores inscreveram-se para participar do grupo que estará em Brasília na semana que vem, dia 15, na Marcha Nacional dos Servidores Públicos Federais, que acontece durante novo acampamento de trabalhadores previsto para acontecer entre os dias 13 e 17, período estipulado pelo governo federal para retomar a negociação com representantes das categorias em greve.

Confira os locais das assembleias setoriais em Belo Horizonte, todas na segunda-feira, dia 13, às 13h:
Justiça Federal: Avenida Álvares Cabral, 1805, Santo Agostinho – auditório da sobreloja
Justiça do Trabalho: Rua Mato Grosso, 468, 15º andar, Barro Preto
Justiça Eleitoral: Avenida Prudente de Morais, 280, 1º andar – sala Terra - Cidade Jardim

Fonte: Sitraemg-MG

Pin It

afju fja fndc