fbpx

Assembleia decide por ‘apagão’ no TRT 11, na próxima quinta-feira (4)

Em assembleia extraordinária realizada na sexta-feira (29) pelo SitraAM/RR, na sede do Fórum Trabalhista de Manaus, ficou defina para a próxima quinta-feira (4) uma nova assembleia extraordinária, desta vez com caráter de ‘apagão’ nos setores.

Isso porque os presentes na reunião da última sexta, cerca de 40 servidores, consideraram que os principais itens da pauta, como a discussão sobre o projeto de reajuste salarial e o andamento da mobilização em torno de sua aprovação, não poderiam ser levadas à frente sem uma participação mais expressiva dos filiados.

“Embora o estatuto diga que, a partir da segunda chamada, as decisões podem ser tomadas por quem estiver presente, alguns colegas consideraram que, politicamente, precisamos de um número mais representativo para que o movimento tenha força, e a diretoria concordou com o posicionamento, daí a decisão de fazermos uma nova convocação e uma nova assembleia”, comentou o presidente do sindicato, Luis Cláudio Correa.

Várias dos servidores presente disseram ser lamentável que, no momento em que são abordados assuntos tão sérios, de interesse de toda a categoria, alguns poucos compareçam para dar sua contribuição, sendo que as consequências das decisões tomadas afetarão a todos.

Mobilização

Segundo relataram os representantes do SitraAM/RR, atualmente dez estados estão em greve por tempo indeterminado e outros trabalham com paralisações pontuais de 24 e 48 horas.

“A mobilização está mais forte no Centro-Oeste e no Sudeste, mas o Norte e o Nordeste também precisam dar a sua contribuição, visto que só uma mobilização nacional pode fazer frente às barreiras encontradas até agora para o nosso objetivo final, que é a alocação de recursos no orçamento do Judiciário para o pagamento do reajuste proposto no PL 6613/09”, ressaltou o vice-presidente do sindicato, Allan Kardec Farias.

O dirigente ressaltou que o executivo tem como discurso não negociar enquanto estiverem vigentes os resultados da campanha de 2012, quando um reajuste de 15% foi escalonado em parcelas que só terminarão em janeiro de 2015. Ele, porém, enfatizou que a defasagem nos vencimentos dos servidores já chegam 40%, e que a categoria não pode esperar sentada.

Informes e decisões

Também na assembleia da última sexta, a diretoria do SitraAM/RR fez vários informes aos presentes sobre as atividades do sindicato em prol da categoria, bem como sobre o andamento de processos envolvendo assuntos de seu interesse. Entre os mais relevantes os que tratam do pagamento de passivos atrasados aos servidores, como URV, anuênios e quinquênios.

Por conta disso, foi aprovado que o SitraAM/RR entrará na Justiça com um habeas data para que a direção do TRT 11 seja obrigada a fornecer à categoria uma certidão de dívida com os servidores, para que se saiba exatamente quanto o tribunal deve a cada um em todos os processos em andamento.

Outra importante decisão da assembleia foi sobre a publicação, nos meios de comunicação formais, de uma nota pública em favor da luta unificada da categoria e contra o projeto de reajuste unilateral de 35% para os servidores da Justiça Eleitoral, que já está tramitando no congresso. Os servidores do TRT 11, presente à reunião, consideram essa postura uma fragmentação da classe, que engloba também a Justiça Federal, a Justiça do Trabalho e Justiça Militar. 

Fonte: SitraAM/RR 

 

Pin It

afju fja fndc