fbpx

Sintrajufe/RS envia representante a São Paulo, em solidariedade aos servidores do TRE-SP e contra a repressão à greve da categoria

Nesta terça, 30, o diretor do Sintrajufe/RS Fagner Azeredo está em São Paulo para acompanhar a assembleia geral dos servidores do Judiciário Federal daquele estado. O dirigente foi prestar a solidariedade dos servidores do Rio Grande do Sul aos colegas do TRE-SP, o maior do país, que haviam deflagrado para hoje, a cinco dias do primeiro turno das eleições, a greve pela reposição salarial. No último domingo, o TRF3 deferiu liminar proibindo a greve no TRE e impondo multa diária de R$ 300 mil em caso de descumprimento, solidariamente ao Sintrajud/SP e aos colegas que porventura aderirem à greve. Essa é uma manobra inédita que visa penalizar os colegas coletiva e individualmente.

Em assembleia no início da tarde, os servidores do TRE-SP decidiram recuar estrategicamente da greve, por causa da grave repressão, fazendo o enfrentamento jurídico e político da liminar que proíbe a greve. Ficaram mantidos o estado de greve e o caráter de assembleia permanente. Foi chamado, ainda, Apagão para o dia 3 de outubro, com nova assembleia para avaliação da mobilização. Os servidores aprovaram também moção de repúdio às administrações do TRE-SP e do TRF3, pela repressão à luta dos trabalhadores.

Repressão

Hoje, os servidores do TRE-SP entraram todos juntos no prédio para cumprir o expediente, sob os aplausos da categoria e sob os olhos da polícia. De acordo com relato do diretor Fagner Azeredo, cerca de 20 policiais militares encontravam-se em frente ao prédio do tribunal, e um destacamento da Tropa de Choque, em uma rua próxima. “A repressão veio para tentar abafar o movimento”, disse o dirigente. Ele relata, ainda, que o chefe do setor de Segurança do TRE-SP, que é um capitão da PM, tentou intimidar diretores do Sintrajud/SP e foi recebido com gritos de “abaixo a repressão!” pela categoria.

O Judiciário, que é lento quando se trata de negociar a pauta dos servidores, mostrou-se muito ágil para reprimir a greve dos colegas do TRE-SP e para atender à pauta dos magistrados, com a recente aprovação de auxílio-moradia de R$ 4.377,73 para todos os juízes do país. O Sintrajufe/RS, em nome do conjunto da categoria do Rio Grande do Sul, manifesta seu total e irrestrito apoio à mobilização dos colegas de São Paulo, e o veemente repúdio a toda e qualquer forma de repressão à luta dos trabalhadores. A luta pela reposição segue: nesta quarta, 1º de outubro, às 13h, todos ao Anexo da JE para o almoço de mobilização!

 

Fonte: Sintrajufe/RS, por Rosane Vargas, com fotos de Jesus Carlos

Pin It

afju fja fndc