fbpx

26 de março: Dia de paralisação em Pernambuco pela aprovação do PL/7920

Os servidores do Judiciário Federal de Pernambuco fizeram paralisação e ato nesta quinta-feira (26). O motivo foi marcar esta data como forma de demonstrar a insatisfação com o andamento do projeto que reajusta os salários da categoria (PL-7920/14), que não foi aprovado no ano passado juntamente com o projeto da magistratura (PL-7917/14), como prometeu Lewandowski.  

A assembleia em que foi tomada a decisão avaliou que cruzar os braços é o grito de alerta de que a categoria está disposta a lutar pela revisão do plano de carreira. A assembleia também estabeleceu que a prioridade da luta da categoria este ano é para aprovar o referido projeto.

Em estudo apresentado aos servidores da Justiça do Trabalho e em parte da Justiça Federal, o economista Washington Lima (SP) demonstrou que a falta de negociação para garantir orçamento ao projeto de interesse dos servidores não é de impedimento legal, mas, sobretudo, de prioridades estabelecidas nas decisões administrativas e políticas.

O anúncio de medidas de ajuste fiscal do governo, elaboradas e anunciadas pelo Ministro Levy (Banco Bradesco), aponta para a restrição de direitos dos trabalhadores de menor renda. O mesmo caminho restritivo é apontado quando não existe garantia da revisão geral dos servidores públicos. 

Enquanto isso, o congresso divide fartamente o orçamento (tão apertado) entre as cúpulas dos poderes, que interagem harmonicamente neste caso. Dentro do Poder Judiciário, as últimas decisões do STF não negam sua coparticipação. 

O reajuste dos juízes foi aprovado e já se encontra em vigor desde o início do ano, com forte atuação do Presidente do Supremo.

Já os quintos, de interesse dos servidores, foram julgados inconstitucionais pela corte.

No âmbito administrativo, os pedidos de isonomia feitos pelos servidores são sequencialmente negados, enquanto que o mesmo argumento foi determinante na decisão que estabeleceu o Auxílio Moradia para toda a magistratura.

O fato é que haverá aumento de despesa na folha de pagamento do Poder Judiciário, além da última parcela dos 15,8% prevista para ocorrer este ano e que atingiu servidores e magistrados, mas deste montante extra, nada será para o servidor.

É evidente, assim, que cruzar os braços é a melhor forma de trabalhar para aprovar o nosso reajuste! Participe! Vista preto! Pare!

26 de março - quinta-feira
Justiça Federal – Paralisação 24 horas
Justiça Eleitoral– Paralisação 24 horas
TRF – paralisação das 14h às 16h
Justiça do Trabalho – Ato a partir 8h no prédio das Varas Trabalhistas

Fonte: Sintrajuf/PE

Editado às 10h51 do dia 27/03/2015

Pin It

afju fja fndc