fbpx

No Paraná, servidores fazem ato em defesa do PL 7920 e dos quintos

Fonte: Sinjuspar-PR

Na última quarta-feira (15), em frente às sedes da Justiça Federal em Curitiba, os servidores promoveram atos pela aprovação do PL 7920/2014, que revisa o Plano de Cargos e Salários da categoria, e pela manutenção da incorporação dos quintos nos salários. Durante o atos estiveram presentes os coordenadores do Sinjuspar-PR, Paulo Cezar Silva dos Santos e Gláucio Luiz da Silva. Os dirigentes ressaltaram a necessidade de união e maior participação da categoria nas mobilizações, como forma de pressionar os chefes dos poderes Judiciário e Executivo a garantirem a reposição das perdas inflacionárias nos salários, que, em nove anos, já somam mais de 57%. Também reafirmaram a defesa da manutenção dos demais direitos conquistados pelos servidores, a exemplo dos quintos incorporados.

Manifestação no interior do estado

Apesar do pouco tempo para preparar material e divulgar a realização dos atos, no interior houve o esforço dos servidores em se manifestarem, como ocorreu na Subseção da Justiça Federal de Londrina, onde foi realizado um ato com paralisação de uma hora de duração. Na avaliação do Sinjuspar, a iniciativa é uma importante contribuição para demonstrar a insatisfação da categoria.

PL 7920/2014

No ato, os coordenadores do Sinjuspar informaram que após a aprovação do PL 7920/2014 na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, no dia 25 de março, encerrou-se na terça-feira (14) o prazo de cinco sessões para apresentação de recurso que levaria o PL ao Plenário da Câmara. Como não fora apresentado nenhum recurso, o projeto seguirá para o Senado Federal.

Quintos

Após a publicação da ata de julgamento do Recurso Extraordinário 638.115 pelo STF, aguarda-se a publicação do voto do relator, ministro Gilmar Mendes, com grande atenção para a modulação dos efeitos da decisão, que em princípio é pela desincorporação nos salários.  A coordenação da Fenajufe está atenta às movimentações no STF, demais tribunais e conselhos, acerca de qualquer manifestação destes ou provocação da Advocacia Geral da União.

O Sinjuspar avalia a possiblidade de apresentar um abaixo-assinado aos tribunais e Conselho da Justiça Federal, evocando os dispositivos legais que impedem a administração do Judiciário de desincorporar os quintos dos servidores.

Próximos passos

Os servidores aprovaram realizar novo ato em todo o estado do Paraná, com Assembleia Geral na sede do Ahú, em Curitiba, no dia 23 de abril, próxima quinta-feira, às 16h, em primeira chamada, e às 16h15, em segunda chamada/convocação. O objetivo da assembleia é definir um calendário para novos atos ou até mesmo aprovar a deflagração de greve. Na assembleia, também será formado o Grupo de Trabalho Estadual sobre Plano de Carreira, que vai elaborar a proposta dos servidores do Paraná para ser apresentada ao GT Nacional de Carreira da Fenajufe.

SPFs

O coordenador-geral do Sinjuspar, Paulo Cezar Silva dos Santos, se reuniu na quarta-feira (15) à tarde com representantes dos Sindicatos dos Servidores Federais e Professores da UFPR (Universidade Federal do Paraná), do IBGE e do Sindiprevs (Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná), no intuito de buscar informações sobre o movimento das demais categorias do funcionalismo público federal quanto à deflagração de greve e movimentos de conscientização junto aos servidores.

Na reunião, os dirigentes sindicais expressaram as dificuldades da categoria, o momento delicado quanto ao engajamento dos demais servidores que não fazem parte dos sindicatos e a intenção de fortalecer o movimento com uma possível greve geral, por meio da adesão e da unidade do conjunto dos sindicatos dos servidores federais. Informaram, no entanto, que antes vão manter e fortalecer as manifestações e paralisações, a exemplo dos atos realizados até o momento pelos servidores da Justiça Federal e da Justiça Eleitoral, da base do Sinjuspar.

Ficou deliberado que um grupo fará contato com os demais sindicatos para reforçar a necessidade da unidade dos servidores federais. Uma nova reunião foi agendada para o dia 29 de abril, às 17h, na sede da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná.

Confira nos links abaixo fotos das manifestações da categoria no Paraná.

http://www.sinjuspar.org.br/site/16042015-movimento-em-londrina-pr-fotos-em-15042015/

http://www.sinjuspar.org.br/site/16042015-movimento-em-curitiba-pr-fotos-edificio-bage-em-15042015/

http://www.sinjuspar.org.br/site/16042015-movimento-em-curitiba-pr-ahu-fotos-em-15042015/

Pin It

afju fja fndc