fbpx

Visita do Ministro Ricardo Lewandowski a Curitiba/PR em 31/07/2015

Sinjuspar/PR

03/08/2015 – VISITA DO MINISTRO RICARDO LEWANDOWSKI  EM CURITIBA – PR, no dia 31/07/2015, o Ministro Ricardo Lewandowski foi recebido pelos servidores públicos federais do TRE / TRT e da JUSTIÇA FEDERAL com muito barulho, buzinas, apitos em uma manifestação pacífica que marcou o dia 31 de julho nas lutas do PARANÁ.

Durante a  aula magna de Direito que o Min. Lewandowski  proferiu na UNIBRASIL ( http://www.unibrasil.com.br/noticias/detalhes.asp?id_noticia=12863)  os servidores protestaram do lado de fora com cartazes, buzinas, apitos e palavras de ordem, enquanto que do lado de dentro outros  servidores manifestantes assistiram à aula do Ministro com camisetas pretas e frases em prol do PLC 28/2015, sem esquecerem-se contudo do uso do nosso adesivo/bóton  “AGORA PLC 28/2015″.

Negociada a entrada de três pessoas para serem recebidas pelo Ministro Ricardo Lewandowski, este encontrou-se no saguão do auditório com o Coordenador Geral do Sinjuspar – PAULO CEZAR, com o representante do Sinjutra – FRANCIS e com o Coordenador de Comunicação e Imprensa – GLÁUCIO LUIZ, veja abaixo  o relato na íntegra do Coordenador Paulo aos servidores que aguardavam do lado de fora.

https://www.facebook.com/sinjuspar?ref=aymt_homepage_panel

Na entrevista o Ministro repetiu todos os argumentos que comumente tem utilizado em sua falas, que o Brasil está passando por um momento de crise, que o mundo está em crise, que o governo necessita ajustar suas contas, que ele considera-se o “PAI DO JUDICIÁRIO”, que houve um atropelamento na negociação no momento da VITÓRIA da votação no Senado Federal no dia 30/06/2015, visto que a negociação estava por dois dias de seu termo, que não precisamos “PREGRAR PARA UM CONVERTIDO”, etc., etc. . Ato contínuo o Coordenador do Sinjuspar pediu ao Ministro Lewandowski que empenhe-se em receber pessoalmente os integrantes da Comissão Negociadora, composta pelos dirigentes da Fenajufe, bem como amplifique sua atuação na resolução deste empasse que tem arroxado os salários dos servidores federais do judiciário há 9 anos.   Um grande avanço foi o fato de que o Coordenador Gláucio pediu ao Ministro que fosse fotografado com o bóton da campanha do PLC 28/2015 e este prontamente atendeu.

IMG_3083                  

 IMG_3084

No meio da tarde da mesma sexta-feira (31/07/2015) o Ministro Ricardo Lewandowski tinha agendado uma visita ao TRT – PR para onde dirigiram-se um grande número de servidores, inclusive de outro estado, Santa Catarina, que trouxe seus representante de ônibus.

Muito agito, muito barulho, confusão até. E o saldo, segundo o Comando de Greve da Capital foi POSITIVO, somente pelo fato de que a visita poderia ser suspensa já teria valido a pena todo o empenho. Porém muito mais do que isto, houve um ganho considerável ao movimento. Certos de que se o compromisso agendado não acontecesse poderia haver retaliações ao movimento paredista e diante de um posicionamento da SEGURANÇA MINISTERIAL de não encarar a multidão de servidores que ali se aglomeraram e suspender o evento, necessário se fez uma composição da  manifestação junto aos Desembargadores que desceram até os manifestantes e negociaram momentos de silêncio, encontro do Ministro com TODOS os manifestantes que quisessem ouvi-lo no PLENÁRIO DO TRT – PR.

Durante a explanação do Ministro e tendo em vista o tempo escasso e a inclusão deste evento numa pauta já  pré-determinada,   foi concedido a interpelação do Ministro com três perguntas que foram formuladas pelos representantes dirigentes da FENAJUFE e encaminhadas por mensagem aos coordenadores dos Sindicatos do Paraná.

Por fim abaixo lançamos os links das falas dos Coordenadores do Sinjuspar e Sinjutra, Paulo Cezar e Miguel e do representante do TRE – Andrhei. Na avaliação do Sinjuspar obtivemos uma grande vitória. Se não tivéssemos sido razoáveis e aqui agradecemos a todos os participantes da negociação que souberam o momento de avançar e recuar nos apitos, nos barulhos e nas saudações, não teríamos conversado com o Ministro Lewandowski DUAS VEZES no mesmo dia e muito menos O COLOCADO À FRENTE de TODOS os manifestantes, destacamos que foram TODOS os manifestantes que desejaram participar e assim tornaram-se as testemunhas das palavras do Ministro dentro do Plenário do TRT / PR que linkamos a seguir.

Sigamos firmes porque ficou evidente que somente com MUITA LUTA, muita garra, MUITA DETERMINAÇÃO, muita firmeza, MUITO EMPENHO de todos nós fará a diferença. Ataques estão vindo de todos os lados, hoje saiu a publicação do voto do Ministro Gilmar Mendes, relator do processo dos Quintos no STF que atinge drasticamente o bolso de uma boa parcela dos servidores que já tinham a situação por tranquilizada, uma perda real de salário que adentra a casa dos 20, 40 e 60 % de DESENCORPORAÇÃO, um verdadeiro absurdo sem contar nos valores atrasados que somente o PARANÁ não recebeu, neste pormenor o SINJUSPAR procura amanhã nossos assessores jurídicos para entrar com o remédio correto e evitar um desgaste maior dos nossos filiados e dos demais servidores.

Esperamos que estas informações nos ajudem a repensar nosso posicionamento na greve e no movimento paredista, nos leve a entender que o momento que estamos vivendo urge a necessidade de radicalizarmos e nos envolvermos na Luta que é de TODOS.

JUNTOS SOMOS MAIS e NINGUÉM É MELHOR DO QUE TODOS NÓS JUNTOS !!!!

A Coordenação.

Pin It

afju fja fndc