fbpx

Sindjus-DF convoca categoria para ato de despedida de Lewandowski, na segunda-feira

Leonor Costa
Sindjus/DF 

Na próxima segunda-feira (12), o Sindjus-DF realiza, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), um ato para marcar a saída do ministro Ricardo Lewandowski da presidência do STF. A manifestação será no mesmo horário da cerimônia de posse da futura presidente, ministra Cármen Lúcia, e do vice, ministro Dias Tófolli, marcada para as 15h. A solenidade será transmitida, ao vivo, pela TV Justiça e também pelo seu canal na internet. 

No ato, os servidores irão dizer que Lewandowski não os representa. Indicado ao cargo de ministro do STF em 2006, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele foi vice-presidente entre 2012 e 2014 e desde 2014 preside a Corte e o Conselho Nacional de Justiça

O Sindjus avalia que a gestão do ministro na presidência do STF foi marcada pela submissão aos governos petistas, atuando em confronto direto com as reivindicações dos servidores ao tomar uma série de medidas, como desrespeitar o direito de greve e enviar, ao Congresso Nacional, propostas rebaixadas de reajuste salarial. Já quanto aos pleitos da magistratura, o atual presidente sempre atendeu prontamente seus interesses. 

Quando a categoria acumulava quase dez anos sem reajuste, em 2014 Lewandowski chegou a afirmar que não haveria aumento para os juízes enquanto o projeto de revisão do plano de cargos e salários dos servidores não fosse aprovado. No entanto, sua declaração ficou apenas na promessa e o que se viu foi seu empenho para garantir o aumento do subsídio dos magistrados. Naquela ocasião, a categoria encerrou mais um ano sem revisão salarial.  

Importante lembrar, ainda, que durante a última greve, em 2015, que durou quase seis meses, a postura de Ricardo Lewandowski foi de intransigência, já que em diversos momentos questionou a legitimidade do movimento, além de articular com o governo o envio ao Legislativo de uma proposta que não contemplava integralmente o pleito da categoria. Para os servidores, mais meta de produtividade e para os magistrados, regalias e mais benefícios previstos na nova Loman (Lei Orgânica da Magistratura).   

O sindicato convoca os servidores do Judiciário para a manifestação, que deve marcar o fim do ciclo de Lewandowski à frente do STF e também demonstrar à ministra Cármen Lúcia, futura presidente, a disposição de luta da categoria para que sejam ouvidas e atendidas suas reivindicações.

Pin It

afju fja fndc