fbpx

Assembleia geral no RS aponta unidade da categoria e aprova paralisação no dia 25/10 e participação na greve geral, em novembro, contra ataques a direitos

Assembleia geral aponta unidade da categoria e aprova paralisação no dia 25/10 e participação na greve geral, em novembro, contra ataques a direitos  

Sintrajufe/RS.
Rosane Vargas 

Unidade na luta dos trabalhadores contra ataques a direitos, como os representados pela PEC 241/16 e a reforma da Previdência, foi o que apontou a assembleia geral do Sintrajufe/RS no sábado, 8. A categoria aprovou participação na paralisação de duas horas no dia 25 de outubro, com ato em frente ao TRT4, e participação na greve geral de 24 horas no dia 9 de novembro (ou outra data que for tirada pelas entidades) e no ato unificado que vier a ser construído. 
 
No início da assembleia, o diretor do Sintrajufe/RS Cristiano Moreira deu informes, nos quais falou sobre a PEC 241/16, que congela investimentos públicos por 20 anos. O dirigente explicou que a PEC já foi aprovada na Comissão Especial da Câmara e que o governo de Michel Temer (PMDB) faz um grande esforço para aprovar a proposta ainda nesta semana. Lembrou que o Sintrajufe/RS esteve em Brasília, nas mobilizações dos trabalhadores contra a PEC e, nesta segunda-feira, 10, envia nova caravana. É preciso que a campanha se fortaleça, ressaltou o dirigente, informando que o Sintrajufe/RS fez uma transmissão ao vivo, na sexta-feira, para dar esclarecimentos sobre a PEC 241/16. Também foram dados informes sobre as reuniões e andamento dos debates na Comissão Interdisciplinar do STF que revisa a lei 11.716/06 (PCS) e agrega elementos de carreira.  
Quando foi aberto espaço para debates, a maior parte das intervenções focou na necessidade de unidade do conjunto dos trabalhadores para barrar as reformas propostas por Temer. A PEC 241, Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista foram mencionadas diversas vezes ao longo das falas. Vários colegas salientaram a gravidade do momento para o serviço público, razão pela qual as diferenças existentes entre os grupos organizados que atuam na categoria precisam ser postas de lado. 
 
Em regime de votação, foi aprovada, com uma abstenção e sem votos contrários, a proposta apresentada pela direção do Sintrajufe/RS: paralisação de 2 horas no dia 25 de outubro, Dia Nacional em Defesa do Serviço Público, e paralisação de 24 horas no dia 9 de novembro, dia de greve geral contra a retirada de direitos.

 
Assembleia elege delegados para Plenária da Fenajufe
 
Os presentes à assembleia também elegeram os delegados para a XX Plenária Nacional Extraordinária da Fenajufe, de 24 a 27 de novembro, em Brasília. A Chapa 1 – Luta Sintrajufe, defendida ao microfone por Ruy Almeida e Cristiano Moreira, obteve 54 votos e elegeu 7 delegados; a Chapa 2 – Base na Luta, defendida ao microfone por Paulo Oliveira, fez 17 votos e elegeu 2 delegados; a Chapa 3 – Democracia e Luta – Oposição Sintrajufe, defendida por Zé Oliveira, fez 19 votos e elegeu 3 delegados; a Chapa 4 – Interior, defendida por Rosana dos Anjos, obteve 3 votos e não elegeu delegados. 

Ação judicial pela retroatividade da reposição salarial 

A assembleia geral também aprovou que o Sintrajufe/RS ingresse com ação coletiva cobrando reposição salarial retroativa a junho de 2016. Estavam presentes os advogados Felipe Néri Dresch da Silveira e João Carlos Rosito do escritório Silveira, Martins, Hübner Advogados, que presta assessoria jurídica ao sindicato. 
Pin It

afju fja fndc