fbpx

Mato Grosso elege delegado para plenária da Fenajufe

Sindijufe/MT

Em assembleia geral extraordinária, realizada pelo SINDIJUFE-MT na manhã desta sexta-feira no TRT, os servidores do Judiciário Federal de Mato Grosso elegeram delegado e suplente para a Reunião Ampliada da Fenajufe, que ocorrerá no dia 19 de fevereiro em Brasília. O diretor do SINDIJUFE-MT Walderson de Oliveira foi o delegado eleito, tendo como suplente o também diretor do Sindicato, Djamil Gonçalves da Silva.

A realização da Reunião Ampliada cumpre a resolução aprovada na XX Plenária Nacional Extraordinária da Fenajufe e na ocasião os delegados discutirão as estratégias e definirão o calendário de lutas para barrar as reformas impostas pelo governo.Mas além de representar o SINDIJUFE-MT e sua base na Reunião Ampliada da Federação, o delegado eleito participará do Seminário Nacional da Fenajufe sobre Previdência Social, no dia 18 deste mês.

Outro assunto em pauta na assembleia  foi a prestação de contas do SINDIJUFE-MT referentes ao exercício de 2015. Teve a apresentação dos documentos fiscais e contábeis, e essa mesma apresentação ocorrerá no TRE e na Justiça Federal, sendo que a assembleia deliberativa sobre o tema só acontecerá na quarta apresentação, no TRT.

O presidente do SINDIJUFE-MT destacou que a honestidade na prestação de contas do sindicato é um motivo de orgulho para a Categoria. "O SINDIJUFE-MT existe desde 1992, e nunca teve as contas rejeitadas", observou ele, acrescentando que os documentos fiscais e contábeis do SINDIJUFE-MT são enviados diariamente para os membros do Conselho Fiscal e também estão disponíveis no portal do Sindicato, para controle por parte de todos os sindicalizados, a qualquer momento.

INFORMES

Durante a assembleia também foram dados alguns informes importantes para a Categoria, dentre eles o do encerramento dos trabalhos da Comissão Interdisciplinar de Carreira do STF e o da luta contra a reforma da Previdência. Conforme o diretor eleito do SINDIJUFE-MT e coordenador da Fenajufe Rodrigo Carvalho, a Comissão encerrou os trabalhos no último dia 8,  e o conteúdo será levado para discussão no fórum dos diretores-gerais, e posteriormente será apresentado à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. Somente após essas duas etapas, segundo ele, as propostas serão encaminhadas ao Legislativo, em forma de projeto de lei.

Sobre a Reforma da Previdência, Rodrigo Carvalho destacou a importância do seminário que a Fenajufe estará promovendo no próximo dia 18. A reforma da Previdência busca acabar com o direito à aposentadoria dos servidores públicos e dos trabalhadores. A PEC 287/2016, que tramita em caráter de urgência, aumenta a idade mínima de aposentadoria para 65 anos de homens e mulheres. O tempo de contribuição mínimo também é alterado para 25 anos.

Serão necessários 49 anos de contribuição previdenciária para ter provento no valor do teto do INSS. Os servidores com idade igual ou superior a 50 anos (homem) e 45 anos (mulher) anos serão submetidos a uma nova transição. Os outros terão uma aposentadoria de 51% sobre a média de cálculo do valor mais 1% para cada ano de contribuição.  As pensões sofrerão corte 50% do valor do benefício.

Outro informe importante, repassado aos participantes da assembleia do SINDIJUFE-MT, foi sobre as palestras a reforma da Previdência que o Sindicato estará promovendo nos dias 16 e 17 deste mês, no TRT, TRE e JFMT, com o assessor econômico do Sintrajud-SP, economista Washington Moura Lima.

Pin It

afju fja fndc