fbpx

Com grande participação da categoria, primeira consulta eletrônica de 2018 do Sintrajufe/RS diz "sim" à sobreposição de tabelas

 

 

 


Sintrajufe (RS)
Rosane Vargas


No dia 30, foi finalizada a votação na primeira consulta eletrônica realizada pelo Sintrajufe/RS neste ano. Com 663 votos, 87,63% dos colegas manifestaram-se favoráveis à sobreposição de tabelas entre as carreiras do Judiciário. No total, foram 581 votos “sim”. Votaram “não” 82 sindicalizados, representando 12,37% dos votantes. 

A consulta eletrônica foi aberta no dia 10 de abril, e a categoria deveria responder à seguinte pergunta: “Você é a favor do retorno da sobreposição de tabelas?”. Todos os sindicalizados podiam votar, na área de acesso restrito do site, com login e senha. Essa foi a primeira consulta geral feita com a nova ferramenta a toda a categoria. Em 2017, os colegas da Justiça do Trabalho participaram, via site, da consulta paralela feita pelo sindicado sobre a eleição à presidência do TRT4, utilizando o mesmo sistema. 

Antes da abertura do processo de consulta, no dia 10, o Sintrajufe/RS fez uma ampla campanha, não apenas explicando o assunto a ser consultado, mas também como acessar a área restrita, receber a senha, entre outras informações. Um vídeo foi produzido também com essa finalidade. Ao longo dos 20 dias em que a consulta ficou aberta, os meios de comunicação do Sintrajufe/RS divulgaram notícias sobre o assunto, incentivando os colegas a votar. Informações também foram enviadas por e-mail e Whatsapp. 

Mais garantia de igualdade de participação 

Desde dezembro de 2017, o Sintrajufe/RS formalizou um Grupo de Trabalho (GT) sobre participação eletrônica, que tem por objetivo discutir formas seguras e democráticas de ampliar a participação da categoria nas atividades e debates do sindicato com o uso das novas tecnologias. Um dos centros da discussão é garantir mais igualdade de participação entre colegas de Porto Alegre e do interior. 

Entre outros assuntos, o GT já está avaliando formas de implementação de ferramentas eletrônicas em instâncias do sindicato, como as assembleias – o que terá um grande impacto, principalmente, no interior. A viabilidade de votações para eleições da entidade por meio eletrônico também está na pauta. 

A expressiva participação da categoria mostra o potencial da nova ferramenta, que amplia e facilita a participação, garante mais igualdade de condições entre interior e capital, além de agilizar a apuração dos resultados. O sistema se confirmou seguro (mesmo a direção do sindicato não possui acesso a como cada votante se manifestou) e abre uma grande possibilidade de utilizações. Os sindicalizados poderão ser ouvidos, de maneira efetiva, em seu conjunto, como na consulta recém-finalizada, quanto em questões específicas de segmentos ou ramos.

“Estamos inaugurando um novo momento de ampliação do espaço que a categoria possui para influenciar nos rumos do nosso sindicato. Não apenas os colegas do interior, mas também muitos na capital fizeram uso da votação eletrônica e a consulta transcorreu normalmente”, avalia o diretor do Sintrajufe/RS Ruy Almeida. O dirigente avalia que a ferramenta se mostrou bastante segura e adequada ao uso em consultas nas quais se busque saber a posição de toda a categoria. “Todos os problemas que ocorreram foram solucionados e todos os sindicalizados que buscaram participar puderam votar com normalidade. Vamos seguir usando a ferramenta para consultar a categoria sobre outros temas; é importante aproveitarmos esse novo instrumento de forma permanente para aperfeiçoar a democracia sindical e oferecer à categoria espaços cada vez mais inclusivos como este”, conclui.

 

 

 

Pin It

afju fja fndc