fbpx

SINDJUFE-BA realiza debates sobre Assédio Moral nas cidades de Alagoinhas e Feira de Santana

 

 

 

Com o objetivo de fortalecer a luta contra o assédio moral e melhorar a qualidade de vida do servidor no ambiente de trabalho, o SINDJUFE-BA - representado pelos coordenadores Denise Carneiro, Cátia Soares e Lourival Matos - realizou o debate “Assédio e Saúde”, nos dias 26 e 27/04, na Justiça Federal da cidade de Alagoinhas e Feira de Santana.

O evento que foi aberto aos trabalhadores lotados na Justiça Federal, Eleitoral e do Trabalho contou com a exposição do palestrante Isaac Oliveira, membro fundador do FONAPRECAM (Fórum Nacional Permanente de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Servidor Público), projeto idealizado pelo servidor do TRT/ES José Fernandes. “Precisamos quebrar paradigmas, mudar de fase no combate ao assédio moral para humanizar as relações no ambiente de trabalho”, afirmou Isaac. 

Assediômetro

No debate foram discutidas alternativas de combate ao assédio moral além de expor sobre a importância da comunicação do assédio. Por entender que o ambiente de trabalho não pode ser considerado um local de tortura ou desconforto para o trabalhador e que a quebra de paradigmas e mudança de hábitos terão que ser feitos , o SINDJUFE-BA juntamente com o palestrante Isaac Oliveira, distribuíram uma peça chave para medição do assédio: o “Assediômetro”. 

A peça que compreende um marcador de livro é dividida em vários estágios de assédio que vai de não dirigir a palavra ao assediado até depressão e ideias de suicídio. “Como o assédio moral é uma soma de diversas situações constrangedoras e humilhantes, a ideia do Assediômetro é incrível, pois materializa os graus de assédio no trabalho possibilitando a tomada imediata de novas atitudes”, ressaltou a coordenadora Cátia. 

PL 8178/14

Preocupado com a saúde e bem-estar do trabalhador do Judiciário Federal, o SINDJUFE-BA firmou um compromisso com o FONAPRECAM, no intuito de divulgar e discutir ao máximo esse tema além de juntar esforços na luta coletiva pela aprovação do PL 8178/14, que caracteriza o Assédio Moral como ato de improbidade administrativa. “Acho muito importante a disseminação desse debate porque é uma ferramenta que os servidores podem utilizar como escudo para prevenção do assédio moral e, consequentemente, das doenças provenientes do desconforto no ambiente de trabalho”, afirmou Juanil Araújo, servidor do TRE.

No final do encontro, foi entregue aos servidores adesivos com a frase “Ambiente de Trabalho Saudável” no formato de girassol – marca da luta contra o assédio moral - e sementes de girassóis como forma simbólica para que os servidores plantem e semeiem a ideia.

 

 

 

Pin It

afju fja fndc