fbpx

De 25 a 27 de maio, acontece o I Seminário Sintrajufe/RS de Mulheres

 

 

 

Nos dias 25, 26 e 27 de maio, no Salão Multicultural na sede (Rua Marcílio Dias, 660), será realizado o I Seminário Sintrajufe de Mulheres. É mais uma iniciativa do sindicato no sentido de debater lutas mais amplas da sociedade em conexão com pautas específicas dos trabalhadores e das trabalhadoras do Judiciário Federal. A atividade é aberta a toda a categoria e comunidade. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até as 10h do dia 26.

A programação contempla vários temas, como conjuntura nacional e internacional, história do feminismo, mulher no mercado de trabalho e no sindicalismo e violências contra a mulher, com abordagens que vão do racismo à saúde e ao direito à moradia. Também haverá o encaminhamento para a criação do Coletivo de Mulheres do Sintrajufe/RS.

As mulheres são 50% da população brasileira, mas, segundo a publicação do IBGE “Estatísticas de gênero”, elas trabalham e estudam mais, mas ganham menos que os homens. Em média, o salário das mulheres é 76,5% do rendimentos dos homens, mesmo com nível educacional mais alto. Em termos de representação política, o “Mapa Mulheres na Política 2017” mostra que o Brasil ocupa o 154º lugar (foram pesquisados 174 países) no ranking de representação parlamentar. Na Câmara dos Deputados, são apenas 10,7%; no Senado, 14,8% mulheres.

Esses dados mostram que a desigualdade de gênero é uma realidade e precisa ser enfrentada. E o I Seminário Sintrajufe de Mulheres será um espaço para debater, trocar conhecimentos e propor ações coletivamente. Participe! 

 

 

 

Pin It

afju fja fndc