Fenajufe - BA: Palestra itinerante sobre Assédio Moral chega à Justiça Militar

BA: Palestra itinerante sobre Assédio Moral chega à Justiça Militar

Sindjufe (BA)


Na quinta-feira (07), o SINDJUFE-BA levou para os/as servidores/as da Justiça Militar a palestra itinerante sobre Assédio Moral. A palestra que já foi realizada em algumas Cidades foi ministrada pela professora Petilda Vazquez (especialista em Relações de Trabalho pela Universidade de Madison/EUA com atuação nas áreas de Relações de Trabalho, Democracia, Assédio Moral, Saúde, Segurança de Trabalho, dentre outras).

Representando o SINDJUFE-BA, a coordenadora Denise Carneiro e o coordenador Janduí Nascimento agradeceram a presença da professora Petilda Vazquez e falaram da importância de se promover eventos como esse no local de trabalho, principalmente pelo histórico de assédios que ocorrem dentro do Judiciário Federal. Essa palestra na JM vem se somar à intencao do sindicato de dar mais Atenção a esse ramo do PJU, o menor da Bahia, mas nem por isso o menos importante. 

A professora agradeceu o convite e também parabenizou o SINDJUFE-BA pela iniciativa e pelo trabalho que vem sendo realizado.  Vazquez fez um breve histórico da existência da sociedade e uma macro análise do tempo que se vive caracterizado pela desumanidade na lógica corporativa em que se retira a capacidade de singularidade do indivíduo. 

Ao falar sobre metas e busca por resultados, a professora afirmou que a pressão no trabalho vem em todos os níveis e que o impacto sobre a saúde mental do trabalhador é grande podendo trazer danos irreversíveis. Por isso é crucial atenção, sensibilidade, solidariedade e ação coletiva para acabar com essa prática. 

Denúncia e luta coletiva

Sabemos que ainda há muito que se fazer e que a luta coletiva é de extrema importância. No que se refere à legislação, muitos projetos de combate ao assédio moral foram aprovados e outros ainda tramitam. Contudo, se você se sente assediado/a, procure o sindicato e relate a situação.