TRT-15 determina compensação por horas para dias paralisados

Sindiquinze-SP está empenhado para tentar reverter decisão do tribunal

A Diretoria-Geral de Coordenação Administrativa do TRT da 15ª Região divulgou, na terça-feira (25), o Comunicado nº 43/2012, que determina a compensação dos dias paralisados na greve pelo reajuste salarial realizada entre os dias 20 de agosto e 4 de setembro de 2012.De acordo com a determinação, os servidores que aderiram ao movimento deste ano têm até o dia 19 de dezembro para compensar os dias paralisados.

Ainda segundo a publicação, a compensação obedecerá o limite de duas horas diárias. Os dias trabalhados em concursos da magistratura, eleições e recesso poderão ser utilizados para efetuar a compensação.

O Sindiquinze-SP informa que no dia 4 de setembro protocolou ofício à Administração do Tribunal, comunicando a decisão da categoria pelo término da greve e solicitando reunião para tratar da reposição dos dias parados. Neste mesmo dia, o presidente do sindicato Zé Aristéia se encontrou com o juiz auxiliar da presidência, Edison Pellegrini, para reafirmar o pedido para que a compensação ocorresse por produtividade.

De acordo com Zé Aristéia, o juiz disse que a Administração iria avaliar o pedido do sindicato. Diante a determinação publicada na terça-feira, o Departamento Jurídico já providencia a elaboração de um recurso que solicitará que a reposição do trabalho seja efetuada por produtividade.

A diretoria está orientando que os servidores que fizeram a greve não iniciem a compensação dos dias paralisados em 2012, pois o Sindiquinze-SP realizará uma assembleia, que deverá ocorrer na próxima semana, para tratar do Comunicado 43/2012 e de uma nova negociação com a Administração do TRT.

O sindicato explica, ainda, que está integrado no trabalho desenvolvido pela Fenajufe em benefício de toda a categoria. O presidente Zé Aristéia participou, nesta quarta-feira (26), da reunião com os sindicatos de base da Federação, quando foi informado que a Fenajufe está em negociação com o ministro Ayres Britto para que o Supremo Tribunal Federal (STF) emita uma orientação unificada sobre a forma de compensação para todo o país.

“O Sindiquinze-SP não abre mão da compensação por produtividade, uma vez que esta é uma medida de justiça para todos aqueles que participaram da greve”, finaliza Zé Aristéia.

Fonte: Sindiquinze-SP