fbpx

Sindjus-DF se reúne com presidente da Ajufer para discutir pautas comuns e ações conjuntas em defesa do serviço público

Na manhã do dia 13 de junho (quinta-feira), o coordenador-geral do Sindjus-DF e da Fenajufe Costa Neto se reuniu com a presidente da Associação dos Juízes Federais da  1ª Região, Célia Regina Ody Bernardes, para tratar das pautas gerais comuns e propor ações conjuntas em defesa do serviço público junto aos poderes constituídos. Discutiu-se, também, a aproximação entre as duas entidades para debater questões específicas das respectivas categorias e a possibilidade de apoio mútuo e parcerias.

Dentre os temas discutidos, foi abordada a necessidade de atuação conjunta:  na luta contra a PEC 6/2019 e em defesa da previdência pública; para  revogar ou flexibilizar os efeitos da EC 95/2016, que limita por 20 anos os gastos públicos, provocando severos cortes no orçamento dos órgãos públicos; pela valorização dos quadros funcionais e por mais verbas para a Justiça Federal.
Entre outros temas, debateu-se ainda a reposição de perdas salariais e o julgamento no STF das seguintes ações: ADI 2238 (sessão ordinária do dia 26/6), que discute dispositivos da LC 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, que permite a redução de jornada e de salários; RE 565089 – Data-Base (sessão extraordinária do dia 25/9); e RE 638.115/CE – Quintos (sessão ordinária do dia 25/9).

Na oportunidade, Costa Neto apresentou, também, demandas específicas da categoria dos servidores do PJU e MPU e pediu apoio à presidente da Ajufer, que ficou de analisar melhor cada pleito e apresentar à sua diretoria, dentre elas o Nível Superior para Técnicos (NS), oportunidade em que foi entregue a cartilha do NS produzida pelo Sinpojufes, a Polícia Judicial Institucional e o reenquadramento dos auxiliares judiciários.

O coordenador-geral do Sindjus-DF e da Fenajufe, Costa Neto, ressaltou a importância da consolidação dessa aproximação e parceria entre o Sindjus-DF e a Ajufer na luta pela defesa e manutenção de direitos.

Célia Regina destacou o interesse de estreitar as relações entre as entidades e se colocou à disposição para realizar o trabalho conjunto em defesa da previdência pública, pela revogação da EC 95, por mais verbas para o Judiciário, valorização funcional e em defesa da Justiça Federal. Quanto às pautas específicas da nossa categoria, ficou de analisar os temas e contribuir naquilo que for possível.

Pin It

afju fja fndc