fbpx

Seminário em Passo Fundo-RS reforça importância da solidariedade para combater o assédio moral

Trabalhadores do Judiciário Federal e estadual, estudantes, professores e representantes de outras categorias de servidores da região de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, participaram, no último dia 28 do Seminário Regional para debater o Assédio Moral, realizado pelo Sindjus-RS (Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul). 

No encontro, a médica do trabalho Jane Wolff destacou o crescimento dos casos de assédio moral no Judiciário e alertou para a necessidade de identificar o assediador e tomar providências imediatas, antes que o trabalhador tenha consequências profundas, entre elas a depressão. Esta, por sinal, segundo a médica, é a doença com maior incidência entre os servidores.

Já a advogada Jaqueline Matiazzo falou da importância de os trabalhadores recolherem provas que possam servir em ações de assédio moral. Segundo ela, apesar da subjetividade que caracteriza a prática, pela reincidência sistemática da ação do assediador, há como reunir estas provas e inclusive identificar testemunhas que possam depor a favor do assediado.

Foi destacada a importância da solidariedade entre os trabalhadores para identificar e combater a prática do assédio moral. Também foi reiterada a importância de os casos serem denunciados aos sindicatos, para que as entidades possam dar os devidos encaminhamentos, inclusive cobrar atitudes dos tribunais para impedir a prática.

A diretora do Sintrajufe-RS Elisa Tassi, que participou do evento, avaliou como “fantástica” a qualidade dos debates. “Acho que a participação dos servidores neste tipo de evento deveria ser estimulada pelas administrações”, disse ela. “Conversando com os colegas da Justiça estadual, constatamos que eles vivenciam exatamente o mesmo quadro que nós, do Judiciário Federal”, disse. “O sofrimento é constante, e não se dá apenas na relação com os superiores hierárquicos, mas, em muitos casos, entre os próprios colegas”, afirmou Elisa. 

Fonte: Sintrajufe-RS

 

Pin It

afju fja fndc