fbpx

Sintrajufe-RS divulga Campanha de Pausas e apresenta Pesquisa de Saúde aos servidores de Farroupilha e Bento Gonçalves

Os servidores do Judiciário Federal de Farroupilha - a Capital Nacional da Malha e maior produtor de kiwi do país – e de Bento Gonçalves – a Capital Brasileira do Vinho - foram visitados na quarta-feira (24), pelos diretores do Sintrajufe-RS Edson Borowski e Mara Weber, acompanhados por funcionários do sindicato.

Durante as passagens, foram feitos relatos e esclarecimentos sobre a tramitação do PL 4.363/12, que prevê um aumento de 33% em três anos, por meio do reajuste da GAJ. Os diretores do sindicato destacaram a importância da unidade com os demais servidores federais para vencer a resistência do governo federal na luta pelo reajuste. Os servidores aproveitaram para esclarecer as dúvidas em torno do futuro reenquadramento de padrões. 

Os diretores também apresentaram a nova fase da Campanha de Pausas no trabalho e reiteraram o convite para que os servidores participem do Encontro de Saúde, a ser realizado no dia 23 de novembro. A diretora de base Graciela Roberta Küch, da Justiça do Trabalho de Farroupilha, afirmou que a reivindicação das pausas não pode ter trégua. “Precisamos insistir e insistir nessa questão, até que as pausas estejam incorporadas à cultura de nossas atividades”, disse ela. Durante as passagens, foram entregues os relógios da campanha e realizadas “cerimônias” de colagem dos adesivos das pausas nas calçadas de cada prédio. 

No final da tarde, o médico do trabalho e assessor de saúde do Sintrajufe-RS, Rogério Dornelles, apresentou o relatório preliminar com os dados da Pesquisa de Saúde feita pelo sindicato ao longo deste ano. A palestra ocorreu no auditório da Justiça Federal, no centro de Bento Gonçalves. Dornelles demonstrou que os problemas de adoecimento e de organização e relações de trabalho no Judiciário Federal foram agravados nos locais em que o processo eletrônico já foi implementado. “A pesquisa mostra que o que estava ruim está ficando pior”, disse. “Boa parte dos servidores está tomando remédio para dormir e remédio para acordar”, disse o médico, ao analisar os dados que apontam aumento do uso de medicamentos entre os trabalhadores. 

Fonte: Sintrajufe-RS

Foto: Willians/Sintrajufe-RS


Pin It

afju fja fndc