fbpx

Sisejufe-RJ celebra Zumbi dos Palmares e o Dia da Consciência Negra

Há exatamente uma década o dia 20 de novembro passou a ser oficialmente feriado no estado do Rio de Janeiro, após assinatura da Lei nº 4007/2002 pela então governadora Benedita da Silva. A celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, no entanto, acontece desde a década de 1960 e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Foi num 20 de novembro, em 1695, que Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, foi morto após quase dois anos detido pelas forças portuguesas.

Neste ano de 2012, a celebração do Dia da Consciência Negra foi antecipada pelo Sisejufe-RJ, numa edição especial do tradicional Botequim do Sisejufe, agora repaginado no evento “Sisejufe Samba Choro”. Uma grande festa no Cordão da Bola Preta, na Lapa, na tarde de sábado, 17 de novembro. Para homenagear Zumbi, os descendentes dos escravos do Vale do Rio Paraíba do Sul, que mantiveram vivo o quilombo da Serrinha no Rio de Janeiro – o Jongo que leva o nome do local de sua localização foi antecedido, no palco, pela cantora Lena Ganthos e pelo grupo Razões Africanas, também formada pelas cantoras do Jongo. Muitos dos presentes chegaram ao Cordão da Bola Preta logo após o meio dia e almoçaram (feijoada, é claro) por lá mesmo. Pouco depois das 14h, o dirigente sindical Roberto Ponciano abriu as apresentações musicais saudando Zumbi dos Palmares e o Dia da Consciência Negra e lembrando que o próprio Bola Preta é um quilombo cultural.

Na tarde de festa, cerca de 350 pessoas estiveram presentes ao Cordão da Bola Preta, na rua da Relação. Houve participações especiais de Lisa de Ambrois, Dorina e Zé Luís do Império. Durante a apresentação do grupo Razões Africanas aconteceu a participação especial da matriarca Tia Maria da Serrinha com músicas que remetem à ancestralidade negra: jongo, maxixe, caxambu, ciranda, cocos, afoxés e pontos de candomblé.

Leia a matéria completa do jornalista Henri Figueiredo e veja fotos aqui sobre a atividade do Sisejufe-RJ.

Fonte: Sisejufe-RJ

Foto: Henri Figueiredo/Sisejufe-RJ

 

Pin It

afju fja fndc