fbpx

Congresso do Piauí será realizado na sexta e no sábado, em Teresina

Um maior envolvimento das categorias na militância sindical é o tema central do VII Congresso dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Piauí. O evento acontece na Escola Judicial do TRT na sexta (23) a partir das 14h e no sábado (24) a partir das 9h para filiados, não-filiados e demais interessados.  Diretores do Sintrajufe-PI já estão com as fichas de inscrições nos locais de trabalho. O Congresso é um evento gratuito e terá certificado de participação ao final, que poderá ser usado como curso de capacitação.

Com vários fatores envolvendo o fenômeno que teve início ainda no final do século XX, como desmobilização em todas as categorias, o Sintrajufe-PI traz  militantes que se destacam na construção da história do movimento sindical para debater os problemas e possíveis soluções. Os debates do evento discutirão desde as questões macros, envolvendo a conjuntura política atual, passando pela dificuldade em conseguir aprovar o plano de cargos e salários da categoria, até a reforma do estatuto da entidade.

Confira abaixo que são os debatedores e os temas

Plínio de Arruda Sampaio Jr. é economista e professor do Instituto de Economia da Unicamp e participará do debate Conjuntura Política e Movimentos Sociais junto com Paulo Rios, coordenador do Sintrajufe-MA que também fará o debate sobre Reajuste Salarial e Plano de Carreira. Edval Nunes Cajá foi o último preso político no país e comandará o debate sobre os crimes da Ditadura Militar. Saulo Arcangeli faz parte da Executiva Nacional da CSP/Conlutas, é coordenador do Sintrajufe-MA e da Fenajufe e coordenará o debate sobre Reforma da Previdência, Sindical e Trabalhista. O diretor Pedro Laurentino coordenará a reforma do estatuto da entidade.

Último preso político no Brasil debaterá crimes da Ditadura

O sociólogo Edvaldo Nunes Cajá estará em Teresina nesta sexta (23) para relatar e debater os crimes da Ditadura Militar. Último preso político no Brasil, ele fazia parte do movimento estudantil na época em que foi capturado, em 1978, e era vinculado à corrente de Dom Helder Câmara, da Igreja Católica. Hoje ele é membro do Partido Comunista Revolucionário e integra o Comitê da Verdade de Pernambuco.

O debate será realizado no Congresso dos Servidores do Judiciário Federal no Piauí, na sexta, às 19h, na Escola Judicial do TRT. Para participar da discussão, o Sintrajufe-PI também convidou a Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, a representante dos Direitos Humanos do Ministério Público (Promotora Mirian Lago) e o Comitê da Verdade de Parnaíba.

Fonte: Sintrajufe-PI

Foto: Arquivo Sintrajufe-PI

Pin It

afju fja fndc