fbpx

Polícia Federal intima dirigentes do Sintrajufe-PI a depor em razão de mobilização nos cartórios

Os diretores do Sintrajufe-PI Antônia Goudinho, Maria Madalena Nunes e Pedro Laurentino e o servidor Pierre Rodrigues foram intimados a depor na Polícia Federal nesta segunda-feira (17). O advogado do Sintrajufe-PI, Lauriano Lima, entrou em contato com a Polícia Federal para saber o teor da audiência e, segundo ele, os dirigentes foram intimados a esclarecer informações referentes aos dias de ‘apagão’ realizados pela entidade nos dias 4 e 5 de julho, onde tentavam barrar o registro de candidatura às eleições.

Durante o ‘apagão’, servidores do Judiciário Federal ocuparam a frente dos cartórios eleitorais na tentativa de dificultar o registro de candidaturas. Servidores de outras categorias também participaram das manifestações. O movimento tentava pressionar o Congresso Nacional e o governo a votar a aprovar o reajuste da categoria que há seis anos está com os salários congelados.

O Sintrajufe-PI ressalta que apesar de grande participação dos servidores, a manifestação foi pacífica e não houve depredação do patrimônio público. Durante os dois dias, a Polícia Federal esteve no local filmando o movimento. Dirigentes tentaram dialogar com os policiais no momento em que estavam lá, mas não houve diálogo. No segundo dia de movimento, a Polícia Militar também esteve no local e conversou com os diretores, que reafirmaram estar lutando pelos seus direitos.

No segundo dia (5 de julho) o registro de candidatura foi realizado normalmente, após o TRE ter mudado o local de registro para a sede do Tribunal, ao lado da Assembleia Legislativa. O sindicato explica que para coibir novas manifestações no novo local designado, a administração do TRE colocou policiais armados, inclusive com metralhadoras em frente ao Tribunal.

A diretoria do Sintrajufe-PI manifesta preocupação com a tentativa de criminalizar os movimentos sociais no Brasil, o que segundo eles é uma atitude que atenta contra o Estado de Direito. “Manifestações políticas e de caráter reivindicatório são legítimas, bem vindas e necessárias numa sociedade que deve sempre estar na busca pela justiça e servem inclusive para aperfeiçoar as instituições”, informa em nota, a diretoria da entidade.

A diretoria ressalta ainda: “no caso específico em questão, o movimento dos trabalhadores do Judiciário Federal transcorreu de forma participativa e pacífica e objetivava manifestar a insatisfação da categoria com o congelamento salarial que perdura por mais de seis anos. O Tribunal Regional Eleitoral deveria acionar a Polícia Federal para motivos mais nobres, como o combate à deslavada compra de votos que ocorre no Piauí e no Brasil a cada dois anos, quando acontecem as eleições”.

Em relação aos servidores que foram intimados, o sindicato afirma, na nota, que só “tem a orgulhar-se do desempenho dos mesmos à frente da luta da categoria, lutas essas  que se repetirão tantas vezes o governo federal se mantenha na sua política de intransigência de atender os justos reclamos dos servidores público do Brasil”.

Fonte: Sintrajufe-PI

 

Pin It

afju fja fndc