fbpx

Diretores do Sintrajufe-PI depõem na PF e inquérito segue para Ministério Público Federal

Os diretores do Sintrajufe-PI Antonia Goudinho, Madalena Nunes, Pedro Laurentino e o servidor Pierre Rodrigues estiveram na segunda-feira (19) na Superintendência da Polícia Federal no Piauí para responder a inquérito policial a partir de denúncia do Juiz João Henrique, da 1ª zona eleitoral. O juiz denunciou o Sintrajufe-PI ainda na data do ‘apagão’ no estado, que concentrou servidores em frente aos cartórios nos dias 4 e 5 de julho para pressionar o Congresso e o Governo a votar o reajuste dos servidores, há seis anos com os salários congelados. Segundo os diretores, as acusações são: utilização da força física, constrangimento moral e insuflar a população contra a polícia.

O assessor jurídico do Sintrajufe-PI, Lauriano Lima, informou que o delegado Alex Silva Chagas concluirá o inquérito policial  nº 551/2012 a partir dos depoimentos dos sindicalistas e então irá remetê-lo ao Ministério Público Federal. A partir de então, o MPF analisará se cabe oferecimento de denúncia ou arquivamento. Ele explica ainda que o juiz deve se manifestar sobre o pedido do MPF, recebendo a denúncia (início de ação penal) ou determinar o arquivamento.

A diretoria do Sintrajufe-PI repudia a tentativa do juiz eleitoral de criminalizar o movimento e os militantes sindicais, seja no Piauí ou no Brasil. “O movimento sindical é legítimo para contestar e a greve é expressamente garantida pela Constituição Federal, além de ser um instrumento dos trabalhadores na luta pelos seus direitos. Portanto, não resta outra posição pautada na Justiça que não o arquivamento da denúncia como reconhecimento do respeito à liberdade de expressão e o direito de protestar por melhores salários e condições de vida.”

Fonte: Sintrajufe-PI

 

Pin It

afju fja fndc