Sintrajufe-PI vai solicitar mais servidores paras as varas trabalhistas

Sintrajufe-PI vai solicitar mais servidores paras as varas trabalhistas

O Sintrajufe-PI se reuniu com os diretores das varas trabalhistas na capital nesta quinta (24), no Fórum Trabalhista. O assunto era a reestruturação do quadro de servidores do Tribunal Regional do Trabalho, que teria sido instaurada para atender às exigências da Resolução 63 do Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSJT), mas que, segundo os trabalhadores, não repassou nenhum servidor para as varas.

Os diretores explicam que a resolução exige ao Tribunal reestruturar o quadro de forma que reconduza as comissões dos gabinetes para setores das áreas fins. Segundo eles, com a nova organização, as funções foram redistribuídas, mas cedidas apenas para as áreas meio e administrativa, o que contrariaria o objetivo da resolução.

Mas a questão essencial para os servidores não é contrariar o disposto na resolução, e sim o número de pessoas trabalhando nas varas aquém do esperado, o que segundo eles, superlota os trabalhadores lotados nas varas. No documento, o CSJT diz que o número de servidores por vara com mais de 2000 processos anuais deve ser de 15 a 16, mas na 4ª vara, por exemplo, só há 14 e o número de processos em 2012 passou de 3 mil.

O sindicato já solicitou uma reunião à presidência do TRT e aguarda resposta. De acordo com a conversa, o Sintrajufe-PI vai pedir que o órgão reveja a medida e disponibilize mais servidores nas varas. Os servidores, por sua vez, solicitam que haja 16 pessoas em cada vara. “A gente tem que trabalhar com este número até porque há os casos de férias, licenças médicas etc. Nós estamos superlotados de trabalho e é crucial que tenhamos um número maior de pessoas realizando os processos”, afirma servidor do TRT-PI.

Fonte: Sintrajufe-PI