Fenajufe - Servidores federais decidem participar do dia Nacional de Lutas em 15/04

Servidores federais decidem participar do dia Nacional de Lutas em 15/04

 

Após uma série de atividades de mobilização, que incluiu marcha na Esplanada dos Ministérios, atos nos Ministérios do Trabalho e Planejamento, manifestação no Congresso Nacional contra a aprovação do PL 4330/04 e marcha até o Palácio do Planalto, a Jornada Nacional de Luta dos Servidores Federais se encerrou na tarde desta quinta-feira (09) com uma reunião ampliada, na tenda montada próxima à Catedral de Brasília.

No encontro, que reuniu representantes da Fenajufe e de outras entidades que compõem o Fórum Nacional dos SPFs, como Andes-SN, Assibge-SN, Condsef e Fenasps, entre outras, os servidores aprovaram um calendário de mobilizações, que inclui a participação no Dia Nacional de Lutas, convocado por várias organizações sociais e sindicais para o dia 15 de abril. Nesse dia, em todo o país, trabalhadores do setor privado, servidores públicos, estudantes e militantes sociais denunciarão as propostas que ameaçam os direitos dos trabalhadores, entre os quais o PL 4330/04 e as Medidas Provisórias 664 e 665, e também as demais pautas conservadoras que trazem retrocessos para a sociedade.

Ainda como parte do calendário aprovado ontem, no dia 22 de abril o Fórum se reunirá, na sede do Andes-SN, em Brasília, para preparar a primeira reunião de negociação com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, prevista para o dia 23. Em reunião nesta quarta-feira (08) com dirigentes de entidades sindicais, o secretário de Relações de Trabalho do MPOG, Sérgio Mendonça, se comprometeu a tentar antecipar o processo de negociação, que inicialmente estava previsto para começar somente em maio. Segundo informou Mendonça, a antecipação da reunião que iniciará o debate em torno dos 20 itens da pauta conjunta de reivindicações dos servidores federais, depende da autorização do ministro Nelson Barbosa.

Outro indicativo aprovado na reunião ampliada dos SPFs diz respeito a um novo dia de luta dos servidores federais, em Brasília, com a participação de representantes de várias categorias, previsto para ocorrer no mesmo dia da segunda reunião da mesa de negociação com o MPOG. Essa agenda, no entanto, será avaliada e definida posteriormente à reunião do dia 22/04, pelo Fórum de Entidades Nacionais.

Reunião da Fenajufe

Os coordenadores da Fenajufe Mara Weber e Saulo Arcangeli, de plantão esta semana, explicam que a Federação ainda vai discutir com os sindicatos de base a participação dos servidores do Judiciário Federal e do MPU no Dia Nacional de Luta em 15 de abril. O tema será objeto de debate em reunião que acontece nesta sexta-feira (10), em Brasília, com dirigentes da Federação e um representante de cada sindicato filiado.

“Importante a nossa categoria participar desse momento de mobilização unificada, para impedir o avanço da pauta da conversadora e de propostas que ameaçam os nossos direitos”, defende Mara.

Saulo também avalia que a Fenajufe e os sindicatos de base devem se incorporar a esse calendário. “Vamos defender a nossa participação nas atividades que ocorrerão em todo país contra a retirada de direitos. Precisamos de uma unidade entre os trabalhadores para barrar esses ataques”, ressalta.

 

Da Fenajufe, Leonor Costa

Foto: Joana Darc/Fenajufe