fbpx

Sindjufe-BA participa de solenidade da apresentação da Polícia Judicial na JFBA

Sindjufe-BA participa de solenidade da apresentação da Polícia Judicial na JFBA

Evento também anunciou mudança da SEPOL para NUPOL, diretamente ligado à Diretoria do Foro

O Sindjufe-BA participou da solenidade de apresentação da Polícia Judicial e inauguração das novas instalações da SJBA na última sexta-feira, dia 5/4. Realizada no auditório da Seccional, a cerimônia foi presidida pelo diretor do Foro, o juiz federal Durval Carneiro Neto, no contexto da Resolução CNJ n° 344, que regulamentou o exercício do poder de polícia administrativa nos Tribunais do País. 

Na ocasião, a Seção de Apoio à Polícia Judicial (SEPOL) foi promovida ao Núcleo da Polícia Judicial (NUPOL), diretamente ligado à DIREF. O dirigente Gilveraldo Dórea avaliou como resultado de uma luta de mais de 20 anos, envolvendo o Sindjufe-BA, a Federação Nacional e a Associação Nacional dos Agentes de Polícia (Agepoljus). "Agradecemos ao doutor Durval e também ao presidente do Comitê de Segurança Institucional, doutor Carlos D'ávila Teixeira, fundamentais nessa ratificação. Esse é um passo importante para que o grupo unido, forte e coeso tenha muitas outras conquistas". 

O dirigente Cristiano Matsumoto também destacou a mudança para NUPOL como reconhecimento de um esforço coletivo. "Somos gratos à direção do FORO e da COSIN e avançamos no sentido de se reconhecer uma visão da Polícia Judicial como algo perene e não limitada a uma gestão. Os colegas estão de parabéns pela conquista de mais autonomia ao serem vinculados diretamente à DIREF por se tratar de questões estratégicas para a instituição. No TRT5, desde 2017, nossa polícia é vinculada à presidência, o que é bom para todos, servidores, magistrados e jurisdicionados". 

Integrantes de diversas forças policiais estiveram no evento, entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Forças Armadas, além de colegas do TRT5 e TRE-BA. Para o dirigente Lavy Mello esse encontro "reforça a importância da Polícia Judicial entre outras forças de segurança do Brasil". O Secretário de Segurança do Supremo Tribunal Federal (STF), Marcelo Canizares, realizou palestra sobre a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que formatou e uniformizou ações da Polícia Judicial.

Além do secretário do Supremo, compuseram a mesa da solenidade o juiz do Tribunal de Justiça da Bahia, Isaías Castro Simões; o procurador-chefe do Ministério Público Federal na Bahia, Claytton Ricardo de Jesus; o coronel da Polícia Militar da Bahia, Jorge Ricardo Albuquerque; o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região e coordenador do Comitê de Segurança da Seção judiciária da Bahia - CSSJ/BA, Dr Marcos Gurgel; e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Maurício Kertzman.

Siga acompanhando as notícias do seu Sindicato! Filie-se!

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência

Pin It

afju fja fndc