fbpx

Sindijufe Mato Grosso completa 32 anos de luta

Sindijufe Mato Grosso completa 32 anos de luta

Nesta terça-feira, dia 9 de abril de 2024, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de Mato Grosso (Sindijufe-MT) completou 32 anos. Já são mais de 3 décadas de lutas, mas a cada dia que passa o cenário para o serviço público se torna mais difícil e desafiador, e os Servidores precisam fortalecer o instrumento que possibilita o debate e o encaminhamento da pauta que decidiram, através dos seus representantes, porque sem os sindicatos não existe ninguém que os defendam. 

O Sindijufe-MT foi fundado no dia 9 de abril de 1992, pela intrépida Servidora Marlene Savassa e outros corajosos colegas, incluindo o Oficial de Justiça Avaliador Federal José Romualdo Acosta e a saudosa esposa, Dolores Maria Alves de Moura. O histórico de lutas deste Sindicato vai muito além de questões salariais, e a prova disso são as conquistas recentes e a infinidade de ações judiciais e administrativas em andamento.

Na época da fundação do Sindicato, o Brasil passava por um momento político conturbado, com o presidente do País sendo afastado do cargo por corrupção. A direita e a esquerda desde então se alternaram no poder, mas as restrições de direitos dos trabalhadores se acentuaram. Vieram a reforma trabalhista em 2017, a reforma da previdência, a Emenda Constitucional n.º 95 (também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos), o congelamento salarial, as terceirizações e mais recentemente a narrativa de substituição do trabalho humano por investimentos na inteligência artificial, trazendo mais preocupações que benefícios para a classe trabalhadora.

Com o capitalismo em crise, os neoliberalistas cresceram os olhos contra os direitos dos trabalhadores, e essa tendência mundial se acentuou no Brasil, penalizando sobretudo os servidores públicos federais, incluindo os servidores do judiciário. 

Desde 9 de abril de 1992, o Sindijufe atua com diferentes ações, ora brigando pela redução da jornada de trabalho, ora pela sua manutenção, às vezes lutando pela ampliação dos direitos dos Servidores ou lutando pela manutenção dos direitos já conquistados. Ultimamente também se luta para resgatar direitos subtraídos.

Ao longo desses anos o Sindijufe comandou ou participou de batalhas difíceis como a luta contra o corte de ponto dos Servidores que aderiram à greves da Categoria; as manifestações contra a privatização da previdência dos Servidores; o enfrentamento das terceirizações; e as mobilizações pela manutenção da justiça do trabalho e dos direitos sociais.

A adequação ao trabalho remoto durante e depois da pandemia da covid-19 também exigiu um grande empenho do Sindicato, que sempre se preocupou com a saúde física e mental dos Servidores.

Um dos maiores enfrentamentos da classe trabalhadora foi contra a reforma administrativa, que só não foi aprovada devido à mobilização dos servidores públicos, com a participação do Sindijufe por mais de um ano, em Brasília e em Mato Grosso.

Também vale destacar que o Nível Superior para Técnicos foi uma das conquistas mais expressivas deste Sindicato, que no entanto continua precisando lutar pela regulamentação desse direito.

Em seus 32 anos de existência, o Sindijufe já passou por muitas experiências e a cada direção vem procurando se aperfeiçoar para se manter à altura das necessidades dos seus sindicalizados, dependentes de uma entidade forte para representá-los. Uma das inovações foi a gestão do Sindicato, que passou a ser admininistrado por uma diretoria colegiada, e não mais pelo sistema presidencialista. 

Com isso, o Sindicato procurou ser mais representativo e mais próximo da sua base, mas precisa de maior apoio, principalmente dos novos Servidores. Quem ainda não é filiado pode ajudar o Sindicato a escrever os próximos capítulos da história dessa Categoria, buscando a filiação e participando das ações do SINDIJUFE-MT. Somente um Sindicato forte vai conseguir vencer os desafios que estão ameaçando o futuro da classe trabalhadora.

Venha lutar com o Sindijufe Mato Grosso pela reestruturação da nossa carreira, pela conquista de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários, pelas adequações do teletrabalho, pela recuperação do poder aquisitivo dos nossos salários, melhoria de vida dos aposentados, garantias e tantas outras mobilizações necessárias.

Luiz Perlato - SINDIJUFE/MT

Pin It

afju fja fndc