fbpx

Live 8M: Fenajufe promove debate sobre ocupação dos espaços de poder e violência política de gênero

 A próxima live ocorrerá nesta quinta-feira (21) e abordará o tema "Interrupção voluntária da gravidez (direito de optar pela maternidade ou não e escolher quando)”

A Fenajufe promoveu mais um importante debate em alusão ao Dia Internacional da Mulher na quinta-feira (14) com o tema “Ocupação dos espaços de poder e violência política de gênero – desafios”. A discussão faz parte de uma série de quatro lives que ocorrem durante todo o mês de março, às quintas, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pelo canal da Federação no Youtube.

O debate foi mediado pelas coordenadoras da Federação Lucena Pacheco e Luciana Carneiro e contou com as convidadas Janiere Portela e Andreza Xavier.

Luciana abriu o debate com uma homenagem à Marielle Franco — 14 de março completou seis anos da execução da então vereadora do Rio de Janeiro (RJ) e seu motorista Anderson Gomes. A coordenadora relembrou o histórico de luta e os desafios enfrentados por Marielle como mulher preta, lésbica, periférica, enquanto ocupava um espaço de poder tão relevante.

Em seguida, Lucena destacou o exemplo das mulheres atuantes no movimento sindical, ressaltando o esforço da Federação em colocá-las no centro desse poder. Na última gestão aprovou-se uma resolução de paridade de gênero assegurando que 50% da direção da Fenajufe seja composta por mulheres. A coordenadora ressaltou ainda que essa medida não pode se limitar à quantidade e que é preciso reconhecer a violência de gênero que as mulheres enfrentam nesse meio e criar mecanismos para enfrentá-la.

Após as falas iniciais, as coordenadoras passaram a palavra às convidadas começando com Janiere que ressaltou a importância de uma representação política plural e diversa nos espaços onde são criadas políticas públicas e leis que alcancem às minorias. Janiere deu um exemplo muito importante sobre a ocupação dos espaços pelas mulheres. A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara de São Paulo é formada apenas por parlamentares homens. “Não é só uma questão de se fazer representada, é uma necessidade”.

Já Andreza foi categórica ao afirmar que não há democracia efetiva sem a participação das mulheres nos espaços de poder de decisão. Sejam eles nos três poderes: legislativos judiciário ou executivo, ou em organizações políticas diversas, de classe, e dos movimentos sociais, “tirar ou impedir que as mulheres entrem no espaço de poder e decisão é uma estratégia para enfraquecer a democracia”.

Conheça as palestrantes:

Janiere é servidora do quadro efetivo do TRE-BA, lotada na 2ª Zona Eleitoral de Salvador; dirigente do Sindijufe-BA, integrante da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político - Abradep; e da Coalizão Nacional de Mulheres – CNM. Já Andreza é professora graduada em Letras pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Gestão Pública. Foi assessora de gênero na Câmara Legislativa do Distrito Federal e atualmente é coordenadora-geral de “Participação Política das Mulheres em Espaços de Poder” da Secretaria de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres.

O Sindjufe/BA; Sisejufe/RJ; Sintrajud/SP; Sintrajusc/SC; Sindiquinze; Sindjufe/MS; Sintrajufe/PE; Sintrajufe/CE e Sindijufe/MT retransmitiram a live em seus canais viabilizando maior alcance da base. Além disso, Lourdes Rosa do Sintrajufe/RS participou do debate.

A próxima live ocorrerá nesta quinta-feira (21) e abordará o tema "Interrupção voluntária da gravidez (direito de optar pela maternidade ou não e escolher quando)". E no dia 2 de abril, o debate será sobre “Dificuldades das mulheres frente à Reforma trabalhista de 2016 e Reforma da previdência de 2019”.

Leia mais: 8M: primeiro tema de live temática movimenta mulheres pelo fim da violência de gênero

Fenajufe Agora

Com o lançamento dos “Canais” do WhatsApp no Brasil, servidoras e servidores do PJU e MPU já contam com uma nova funcionalidade para ficarem mais informados: o Fenajufe Agora, novo canal da Federação no aplicativo. Para receber as notícias da Fenajufe é muito simples: basta acessar o link abaixo e clicar em seguir no canto superior direito.

 Clique aqui para seguir o Fenajufe Agora

 

Fernanda Miranda 

Pin It

afju fja fndc