fbpx

Fenajufe entrega estudo sobre os impactos da contribuição previdenciária para servidores aposentados ao presidente da Câmara, Arthur Lira

Fenajufe entrega estudo sobre os impactos da contribuição previdenciária para servidores aposentados ao presidente da Câmara, Arthur Lira

O objetivo da reunião foi discutir a apensação da PEC 6/2024 (PEC Social) à PEC 555/2006

A Fenajufe, em conjunto com o Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap) e outras entidades sindicais, participou de uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) nessa quarta-feira (20). O objetivo da reunião foi discutir a apensação da PEC 6/2024 (PEC Social) à PEC 555/2006, que visa extinguir a contribuição previdenciária das servidoras e servidores públicos aposentados e pensionistas. 

Durante a reunião, a coordenadora Soraia Marca, representando a Federação, entregou ao deputado Arthur Lira um estudo elaborado pela Fenajufe em colaboração com a Diálogo Institucional, abordando as perdas enfrentadas pelos servidores ao se aposentarem, incluindo a perda salarial por causa do desconto previdenciário.

Assista o informe e saiba mais: 

A audiência foi articulada pelo deputado federal Cleber Verde (MDB-MA), autor da Proposta de Emenda à Constituição nº 6/2024 (PEC Social). Durante as discussões, foi levantada a estratégia de apensar as duas propostas, visando a acelerar sua tramitação. Após a aprovação na CCJ, a PEC Social seria apensada à PEC 555, permitindo sua deliberação direta em plenário, sem a necessidade de análise em comissão especial. Vale ressaltar que a PEC 555 já foi aprovada nessa etapa em 2010, mas está parada desde então.

Arthur Lira enfatizou a importância de construir consenso para avançar no debate sobre o fim da contribuição de aposentados e pensionistas. Ele também recomendou que os representantes das entidades sindicais realizem um amplo debate, especialmente com as lideranças das frentes parlamentares e com os setores do Poder Executivo envolvidos, como os Ministérios da Previdência, da Gestão, do Planejamento e a Casa Civil.

Além disso, o presidente da Câmara ressaltou a necessidade de comprovar que a aprovação da medida para extinguir a cobrança previdenciária não afetará o equilíbrio das contas públicas. Para ele, sem esses esforços, propostas como a PEC 555, que está há 14 anos aguardando votação, terão dificuldade de avançar na Casa.

Pec Social

A PEC 6/2024 busca atualizar alguns aspectos da PEC 555, entre eles a contribuição previdenciária de servidoras e servidores aposentados e pensionistas com redução de 10% ao ano — a partir dos 66 anos para homens e 63 anos para mulheres — sendo totalmente dispensada quando o titular atingir 75 anos, independentemente das circunstâncias. 

A Fenajufe tem se dedicado incansavelmente na defesa dos servidores públicos aposentados, lutando pelo fim da contribuição previdenciária que tem gerado perdas significativas ao longo dos anos e afetado negativamente a qualidade de vida desses servidores, que dedicaram suas vidas ao serviço público. É alarmante que, no contexto global, os servidores brasileiros sejam os únicos que continuam contribuindo mesmo após alcançarem a aposentadoria.

Leia mais:

Em reunião do Mosap, deputado confirma envio de requerimento ao presidente da Câmara solicitando apensação da PEC 6/2024 à PEC 555/2006

 

Pin It

afju fja fndc