fbpx

No STF, Fenajufe apresenta anteprojeto de reestruturação da carreira ao ministro Cristiano Zanin

No STF, Fenajufe apresenta anteprojeto de reestruturação da carreira ao ministro Cristiano Zanin

As coordenadoras também apresentaram a Federação e sua representatividade junto à categoria


Em mais um passo rumo à concretização do novo plano de carreira para servidoras e servidores do PJU, a Fenajufe apresentou, nesta quinta-feira (21), o anteprojeto de reestruturação ao ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro recebeu as coordenadoras Lucena Pacheco e Soraia Marca em seu gabinete no anexo II da Corte.

Confira o relato das coordenadoras após a reunião:

No início do encontro, as coordenadoras apresentaram a estrutura organizacional da Fenajufe e explicaram que a Federação congrega 27 sindicatos filiados em todo território nacional, sendo representante dos mais de cento e trinta mil servidoras e servidores ativos e aposentados, de todos cargos e especialidades, em todas as suas áreas do PJU e MPU destes segmentos.

Assim como tem feito em outros órgãos do Poder Judiciário, a Fenajufe entregou em mãos o anteprojeto de reestruturação da carreira para conhecimento do ministro Zanin. As dirigentes ressaltaram que é urgente essa modernização na carreira para preparar os servidores para essa nova forma de trabalhar, considerando as novas tecnologias — incluindo a inteligência artificial (IA).

As diretoras explicaram que a proposta foi elaborada por servidoras e servidores de todos os cargos e partiu de paradigmas discutidos há muitos anos na categoria. A construção se iniciou nos encontros com os sindicatos de base em 2022 e o no encontro nacional de carreira, em maio de 2023.

Dessa forma, a partir das contribuições entregues pelos sindicatos, a Fenajufe delineou uma proposta de resolução, com a síntese desses paradigmas e diretrizes, e apresentou na Plenária Nacional da Fenajufe que ocorreu em Belém do Pará, entre os dias 23 e 26 de novembro de 2023. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos diversos cargos e estados presentes na ocasião.

Por fim, a Federação materializou a resolução aprovada no anteprojeto de reestruturação da carreira. Alguns pontos da minuta incluem salário equivalente aos cargos do ciclo de gestão para os analistas; criação de uma carreira única para os três cargos; diminuição da diferença salarial entre os cargos com superposição de tabelas; reestruturação da regra dos adicionais de qualificação; Teste de Aptidão Física (TAF) e regulamentação da polícia judicial — esse último item com especial atenção do ministro Zanin, tendo em vista os ataques terroristas às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

Canal de diálogo

O encontro com Zanin foi importante para estabelecer esse canal de diálogo entre a Fenajufe e o STF na defesa das pautas da categoria. O ministro recebeu os documentos e se colocou à disposição da Federação.

 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc