fbpx

CNJ analisa anteprojeto sobre criação de cargos na Justiça Eleitoral

CNJ analisa anteprojeto sobre criação de cargos na Justiça Eleitoral

Este processo é de extrema importância, pois trata da criação de 474 cargos efetivos na JE; os conselheiros têm até o próximo dia 14 para votar


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu início ao julgamento de mérito do anteprojeto de lei proposto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante sua 5ª sessão virtual realizada nessa quinta-feira (4). O anteprojeto visa à criação de cargos efetivos, de comissão e funções comissionadas nos quadros de pessoal tanto do TSE quanto dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Os conselheiros têm até o próximo dia 14 para analisar o Processo nº 0008305-94.2023.2.00.000, que trata do anteprojeto do TSE. Este processo é de extrema importância, pois trata da criação de 474 cargos efetivos, divididos em 232 de analista judiciário e 242 de técnico judiciário, além de 75 cargos em comissão e 245 funções comissionadas, distribuídos entre o TSE e os TREs.

Embora a criação dos cargos esteja prevista no Projeto de Lei n° 4/2024, em tramitação na Câmara dos Deputados, o Conselho precisa avaliar a regularidade de provimentos de cargos, conforme estabelecido pela Resolução CNJ 184/2013, a qual determina os critérios necessários para criação de cargos, funções e unidades judiciárias no âmbito do Poder Judiciário.

É importante ressaltar que o parecer de mérito sobre o anteprojeto de lei publicado pelo Conselho foi favorável e que questões como a viabilidade orçamentária, que poderiam ser um impedimento, foram abordadas de forma positiva no relatório.

Acesse aqui.

A Fenajufe há tempos vem pleiteando a criação de cargos na Justiça Eleitoral. A entidade tem se empenhado enviando diversos ofícios e participando de inúmeras reuniões no TSE, buscando informações sobre o concurso nacional da Justiça Eleitoral, que estava previsto para ocorrer no ano passado. Além disso, a Federação tem enfatizado os desafios enfrentados pelas servidoras e servidores em decorrência da escassez de pessoal nos postos de trabalho e cobrando celeridade na realização do concurso.

Relembre ofício.

Os votos do relator e dos demais conselheiros, juntamente com o resultado da votação, serão registrados. O julgamento será considerado concluído se, no horário previsto para encerramento da votação, forem computados pelo menos dez votos e alcançada a maioria simples.

Até a publicação desta matéria, o processo recebeu 5 votos favoráveis à aprovação do anteprojeto de lei, dos conselheiros José Edivaldo Rocha Rotondano, Giovanni Olsson, Pablo Coutinho Barreto, João Paulo Santos Schoucair e Daiane Nogueira de Lira. 

Leia mais:

Fenajufe apresenta proposta de reestruturação da carreira do PJU no TSE

Fenajufe apresenta pauta da categoria ao novo diretor-geral do TSE

Concurso TSE Unificado: manifestação da Fenajufe repercute nacionalmente


Fenajufe Agora

Com o lançamento dos “Canais” do WhatsApp no Brasil, servidoras e servidores do PJU e MPU já contam com uma nova funcionalidade para ficarem mais informados: o Fenajufe Agora, novo canal da Federação no aplicativo. Para receber as notícias da Fenajufe é muito simples: basta acessar o link abaixo e clicar em seguir no canto superior direito.

 Clique aqui para seguir o Fenajufe Agora

 

Fernanda Miranda 

Pin It

afju fja fndc