fbpx

 Em reunião com Fenassojaf, Federação apresenta o anteprojeto de carreira aprovado na Plenária de Belém

Em reunião com Fenassojaf, Federação apresenta o anteprojeto de carreira aprovado na Plenária de Belém

Além de pautas específicas dos Oficiais de Justiça, as Federações trataram da reestruturação das carreiras

A Fenajufe se reuniu com a Federação Nacional das Associações dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais nesta quinta-feira (11). A reunião ocorreu de forma híbrida na sede da entidade em Brasília e contou com a participação de representantes do segmento de alguns estados.

Pela Fenajufe, estiveram presentes as coordenadoras Lucena Pacheco, Soraia Marca Paula Meniconi e o coordenador Thiago Duarte. A Fenassojaf foi representada pela presidenta Mariana Líria e o vice-presidente Neemias Ramos Freire e as oficialas Fátima Patrício, Eusa Braga e Gerson.

A Pauta discutiu questões relacionadas às demandas dos Oficiais de Justiça e demais segmentos de servidores e servidoras do PJU. Na ocasião, a Federação entregou o anteprojeto de reestruturação das carreiras do PJU e MPU que foi aprovado na Plenária Nacional realizada em Belém do Pará, no mês de novembro de 2023.

Ao receber o documento, Mariana Líria afirmou que o inteiro teor será discutido em reunião da diretoria executiva da Fenassojaf. Para a Federação é fundamental que as entidades representativas do PJU e MPU, principalmente àquelas que não estiveram presentes na Plenária tomem conhecimento do anteprojeto.

As propostas foram construídas e debatidas com bastante propriedade pelos representantes dos sindicatos de todo o País e teve aprovação unânime dos 263 delegados e delegadas votantes na segunda maior instância deliberativa da Fenajufe.

Tão logo o anteprojeto foi protocolado, (no Supremo Tribunal Federal e no Conselho Nacional de Justiça) no mês de fevereiro, a Fenajufe tem se reunido com dirigentes de órgãos do PJU e no Parlamento para fazer a apresentação e solicitar apoio ao compilado de propostas.

Desde então, já recebeu várias manifestações favoráveis à reestruturação das carreiras do PJU e MPU. Oficialmente, os presidentes dos tribunais (TJDFT), (TRT-18ª região), (TRT-13ª região), desembargadores Cruz Macedo, Geraldo Rodrigues do Nascimento e Thiago de Oliveira Andrade, respectivamente.  Além deles, a presidenta do TRE/PB , Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas também se manifestou positivamente.

Em reunião com a Suprema Corte, a ministra Cármen Lúcia reconheceu a estagnação das carreiras diante dos avanços tecnológicos e das mudanças no mundo do trabalho. Para a ministra, é necessária uma “revolução” nas carreiras do PJU para adequá-las aos diversos fazeres dos cargos e às demandas atuais.

Com a mesma agenda, a Federação busca reuniões com as demais associações representativas do Judiciário, (Agepoljus) - Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Poder Judiciário da União, (Assejus) - Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal e AnatecJus (Associação Nacional dos Técnicos Judiciários).

Congresso Internacional dos Ojafs

A presidenta da Fenassojaf, Mariana Líria, convidou a Federação para participar do 25º Congresso Internacional das entidades representativas do segmento que ocorrerá pela primeira vez na América Latina.

O evento será na cidade do Rio de Janeiro nos dias 8,9 e 10 de maio e terá representantes de vários países. O ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso aceitou convite como patrono da atividade internacional.

 


 Fenajufe Agora

Com o lançamento dos “Canais” do WhatsApp no Brasil, servidoras e servidores do PJU e MPU já contam com uma nova funcionalidade para ficarem mais informados: o Fenajufe Agora, novo canal da Federação no aplicativo. Para receber as notícias da Fenajufe é muito simples: basta acessar o link abaixo e clicar em seguir no canto superior direito.

 Clique aqui para seguir o Fenajufe Agora

 

Joana Darc Melo

Pin It

afju fja fndc