Confira o resultado da semana dos projetos de interesses do Judiciário Federal e do MPU, em tramitação no Congresso Nacional

 

Resultado da agenda legislativa semanal

Dias 13 e 17 de outubro

Separado pelo dia da votação:

v   14/10 – Terça – Feira:

Projetos que foram à votação:

v   Câmara dos Deputados:

v    Comissões Permanentes (Câmara dos Deputados):

v     Dia 14/10, Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC):

 

Vítimas de Crime de Estupro:

 

Ø     A redação final do deputado Pastor Manoel Ferreira (PTB/RJ), quanto ao substitutivo ao PL4966/2005 (item 36) de autoria do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), que cria o serviço de atendimento integrado à mulher - CAIM vítimas de crime de estupro tipificado no art. 225 do Decreto - Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940.

Resultado: Aprovada a redação final à matéria.

Tramitação: Segue para apreciação do Senado Federal.

v   Senado Federal:

v    Plenário:

v     Dia 14/10, Plenário do Senado Federal:

 

Cartórios:

 

Ø      O PLC90/2006 (item 27) da deputada Sandra Rosado (PSB/RN), determina que cartórios de registros públicos afixem, em locais de fácil leitura e acesso, quadros contendo os valores das custas e emolumentos.

Resultado: A matéria foi aprovada em Plenário.

Tramitação: Segue à sanção presidencial.

v     Dia 14/10, Plenário do Senado Federal:

 

Foram aprovados, ainda, os seguintes requerimentos:

 

RQS1184/2008, de autoria do senador Marco Maciel (DEM/PE), solicitando a tramitação conjunta dos Projetos de Lei do Senado n.ºs 9, 38 e 61, de 2004; 253, de 2006; 45, 112, 223 e 739, de 2007, por tratarem da tipificação de crimes hediondos.

 

RQS1157/2008, de autoria do senador Delcídio Amaral (PT/MS), que solicita a tramitação conjunta dos Projetos de Lei do Senado de n.ºs 25/2005 e 207/2006, por regularem a mesma matéria, trabalho escravo.

 

RQS1164/2008, de autoria do senador Expedito Júnior (PR/RO), solicitando que o PLS38/2006, seja apreciado também pela Comissão de Assuntos Sociais. Tratando da proteção especial às testemunhas que colaborarem com as investigações das CPIs.

 

Foram aprovados os requerimentos de n.ºs 1.172, do senador Paulo Paim (PT/RS), 1.181 e 1.182, do senador Romero Jucá (PMDB/RR),  solicitando a apreciação do PLC82/2008, que trata da obrigatoriedade de consideração dos antecedentes do agente infrator, relativos a medidas socioeducativas, nas Comissões de: Direitos Humanos e Legislação Participativa (RQS n.ºs 1.172 e 1.182) e de Assuntos Sociais (RQS n.ºs 1.181).

 

v    Comissões Permanentes (Senado Federal):

v   Dia 14/10, Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA):

 

Tribunal de Constas da União:

 

Ø     O parecer do relator, senador Marconi Perillo (PSDB/GO), que solicita diversas informações (informadas abaixo) quanto ao Aviso n.º 20/2008 (item 2) de autoria do Tribunal de Contas da União, que encaminha ao Senado Federal, o relatório das atividades do Tribunal de Contas da União, referente ao exercício de 2007.

Informações solicitadas:

·        a) Descrever 116 medidas cautelares emitidas; b) relação dos 1.574 responsáveis que tiveram suas contas julgadas irregulares; c) relação dos 950 indiciados pelo Ministério Público da União, em decorrência das informações encaminhadas pelo Tribunal; d) resumo das 47 declarações de inidoneidade aplicadas à empresas; e) relação dos 1.513 processos de cobrança executiva; f) relação dos 106 atos sustados ou anulados e g) relação dos 104 processos de solicitação do Congresso Nacional atendidos.

Resultado: Aprovado o parecer do relator ao aviso.

v   15/10 – Quarta – Feira:

Projetos que foram à votação:

v   Câmara dos Deputados:

v    Plenário:

v       Dia 15/10, Plenário da Câmara dos Deputados:

 

Servidores Públicos Federais (reestruturação de carreiras):

 

Ø     A MPV440/2008 (item 4), que trata da reestruturação da composição remuneratória das Carreiras de Auditoria da Receita Federal do Brasil e Auditoria-Fiscal do Trabalho, de que trata a Lei nº 10.910, de 15 de julho de 2004; das Carreiras da Área Jurídica, de que trata a Lei nº 11.358, de 19 de outubro de 2006; das Carreiras de Gestão Governamental, de que trata a Medida Provisória nº 2.229-43, de 6 de setembro de 2001; das Carreiras do Banco Central do Brasil – BACEN, de que trata a Lei nº 9.650, de 27 de maio de 1998; e da Carreira de Diplomata, de que trata a Lei nº 11.440, de 29 de dezembro de 2006; cria o Plano de Carreira e Cargos da SUSEP, o Plano de Carreiras e Cargos da CVM e o Plano de Carreiras e Cargos do IPEA; dispõe sobre a remuneração dos titulares dos cargos de Técnico de Planejamento P-1501 do Grupo P-1500, de que trata a Lei nº 9.625, de 7 de abril de 1998, e integrantes da Carreira Policial Civil dos extintos Territórios Federais do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima de que trata a Lei nº 11.358, de 19 de outubro de 2006, a criação de cargos de Defensor Público da União, a criação de cargos de Analista de Planejamento e Orçamento, e sobre o Sistema de Desenvolvimento na Carreira – SIDEC.

Resultado: Aprovado o parecer favorável à Medida Provisória nos termos do Projeto de Lei de Conversão apresentado, PLV27/2008, que incluiu a criação de 2 mil cargos na Polícia Federal, além da criação de 200 cargos de analista de planejamento e orçamento e 200 cargos de defensores públicos, para provimento gradual.

Tramitação: A matéria segue ao Senado Federal, incluído o processado.

 

v    Comissões Permanentes (Câmara dos Deputados):

v     Dia 15/10, Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC):

 

Superior Tribunal Militar:

 

Ø      O parecer do relator, deputado Zenaldo Coutinho (PSDB/PA), recomendando aprovação da PEC245/2008 (item 52) de autoria do deputado Marcelo Itagiba (PMDB/RJ) que fixa a remuneração de Almirante de Esquadra, General de Exército e Tenente-Brigadeiro em valor correspondente ao subsídio pago a Ministro do Superior Tribunal Militar - STM; os demais militares terão a remuneração fixada por lei federal e escalonada conforme os postos e graduações.

Resultado: Aprovado o parecer favorável ao projeto.

Tramitação: Segue para apreciação em Comissão Especial a ser constituída.

 

Servidores Públicos:

 

Ø      O parecer do relator, deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP), recomendando aprovação da PEC270/2008 (item 53) de autoria da deputada Andreia Zito (PSDB/RJ) que garante ao servidor que aposentar-se por invalidez permanente o direito dos proventos integrais com paridade.

Resultado: Aprovado o parecer do relator substituto, deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP), favorável ao projeto com substitutivo.

Tramitação: Segue para apreciação em Comissão Especial a ser constituída.

 

Direito Penal:

 

Ø      O parecer do relator, deputado Bernardo Ariston (PMDB/RJ), recomendando aprovação com emenda ao PL2360/2007 (item 60) de autoria do deputado Eduardo Valverde (PT/RO) que tipifica como crime a omissão da autoridade que não reduzir as despesas para se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal; caracteriza como crime de responsabilidade do presidente de Tribunal de Contas que deixar de processar e julgar os prefeitos e vereadores que descumprirem dispositivos do Decreto-Lei nº 201, de 1967.

Resultado: Aprovado o parecer favorável com emenda projeto.

Tramitação: Segue para apreciação em Plenário.

 

v     Dia 15/10, Comissão de Finanças e Tributação (CFT):

 

Dívida pública dos países latino-americanos:

 

Ø      O REQ142/2008 CFT (item 1), da deputada Luciano Genro (PSOL/RS), que solicita a realização de audiência pública sobre a Auditoria da dívida pública, executada nos países latino-americanos.

Resultado: Aprovado o requerimento com duas alterações: 1ª – para que o convidado Hugo Ruiz Dias, assessor do Governo Paraguaio para a Auditoria da Dívida Externa, seja substituído por representante da Comissão de Auditoria da Dívida Paraguaia; 2ª - seja incluído, como convidado, o Sr. Hugo Arias, Membro da Comissão de Auditoria da Dívida Equatoriana.

 

Segurança Pública / Inclusão Social:

 

Ø      O parecer do relator, deputado Paulo Maluf (PP/SP), recomendando a rejeição do PL685/2007 (item 8) de autoria do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB/PB), que estabelece incentivos as empresas que contratarem detentos do regime semi-aberto ou egressos do sistema prisional.

Resultado: Aprovado o parecer contrário ao projeto.

Tramitação: A matéria seguirá ao arquivo.

 

Previdência Social:

 

Ø      O parecer do relator, deputado Pedro Eugênio (PT/PE), recomendando a rejeição do PL1154/2007 (item 9) de autoria do deputado Valdir Colatto (PMDB/SC), que prevê o pagamento de juros de mora para os benefícios previdenciários pagos com atraso e estabelece prazo máximo para o Conselho de Recursos da Previdência Social proferir decisão final. O relator é contrário, ainda, ao substitutivo da Comissão de Seguridade Social (CSSF).

Resultado: Aprovado o parecer contrário ao projeto.

Tramitação: A matéria seguirá ao arquivo.

 

Imposto de Renda:

 

Ø      O parecer do relator, deputado Pepe Vargas (PT/RS), recomendando a rejeição do PL3654/2004 (item 17) de autoria do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB/SP), que inclui os filhos ou enteados desempregados no rol de dependentes para fins de determinação da dedução do imposto de renda da pessoa física.

Resultado: Aprovado o parecer contrário ao projeto.

Tramitação: A matéria seguirá ao arquivo.

 

Código de Processo Civil:

 

Ø      O parecer do relator, deputado Pedro Eugênio (PT/PE), recomendando a rejeição do PL7599/2006 (item 18) de autoria do deputado Carlos Souza (PP/AM), que estabelece a indenização devida pela prestação jurisdicional em prazo não razoável, institui Fundos de Garantia da Prestação Jurisdicional Tempestiva. Indeniza a parte vencedora do processo judicial que exceder o tempo razoável de duração.

Resultado: Aprovado o parecer contrário ao projeto.

Tramitação: A matéria seguirá ao arquivo.

 

v     Dia 15/10, Comissão de Educação e Cultura (CEC):

 

Questão Racial:

 

Ø     O parecer da relatora, deputada Fátima Bezerra (PT/RN), recomendando a aprovação do PL2445/2007 (item 14) de autoria do deputado Vicentinho (PT/SP), que torna oficial em Território Nacional o Hino à Negritude.

Resultado: Aprovado o parecer favorável com complementação de voto.

Tramitação: Segue para apreciação conclusiva na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC).

 

v     Dia 15/10, Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO):

 

Segurança Pública:

 

Ø     O REQ116/2008 CSPCCO (item 1) de autoria do deputado Neucimar Fraga (PR/ES), que solicita a realização de audiência pública com autoridades e representantes de entidades das instituições e órgãos do sistema de justiça e de segurança pública.

Resultado: Aprovado o requerimento.

 

Direito Penal e Processual Penal:

 

Ø     O parecer do relator, do deputado Lincoln Portela (PR/MG), recomendando aprovação do PDC666/2008 (item 2) de autoria da Comissão de Relações Exteriores (CREDN), que aprova o texto do Tratado entre o Governo da Rep. Federativa do Brasil e o Governo da Rep. de Honduras sobre Auxílio Jurídico Mútuo em Matéria Penal, assinado em Tegucigalpa, em 7/7/07.

Resultado: Aprovado o parecer favorável ao projeto.

Tramitação: Segue para apreciação da Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

 

v     Dia 15/10, Comissão de Trabalho Administração e Serviço Público (CTASP):

 

Terceirização:

 

Ø      O parecer do relator, deputado Sandro Mabel (PR/GO), recomendando a aprovação do substitutivo do Senado Federal ao PL4302/1998 (item 6) de autoria do Poder Executivo, que trata do trabalho temporário nas empresas urbanas, além das relações de trabalho na empresa de prestação de serviços a terceiros.

Resultado: Aprovado o parecer favorável ao substitutivo do Senado Federal, ressalvados os destaques aprovados.

Tramitação: Segue para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC).

Clique aqui para ver matéria do DIAP acerca da matéria.

 

v   Senado Federal:

v    Plenário:

v     Dia 15/10, O Plenário do Senado Federal votou em extra-pauta a seguinte proposição:

 

Municípios:

 

Ø      O PLS98/2002 Complementar de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR), que regulamenta o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios e dá outras providências (artigo 18, § 4º, da Constituição Federal). (íntegra do projeto)

Resultado: Foi aprovado o substitutivo da CCJ (emenda n.º 6 da CCJ) com emenda redacional apresentada. Clique aqui para ver o parecer da CCJ.

Tramitação: A matéria segue apara apreciação da Câmara dos Deputados.

 

v    Comissões Permanentes (Senado Federal):

v     Dia 15/10, Comissão de Justiça e de Cidadania (CCJ):

 

Código Penal e Processual Penal:

 

Ø      O parecer do relator, senador Álvaro Dias (PSDB/PR), recomendando a aprovação do PLS226/2006 (item 4) de autoria da CPMI dos Correios, que acrescenta dispositivos ao Decreto-Lei nº 2.848, de 7/12/1940 - Código Penal, e à Lei nº 1.579, de 18/3/1952, que trata das Comissões Parlamentares de Inquérito. Tipifica as condutas de fazer afirmação falsa ou negar a verdade, na condição de indiciado ou acusado, em inquéritos, processos ou Comissões Parlamentares de Inquérito. (íntegra do projeto)

Resultado: Aprovado o parecer favorável ao projeto.

 

Ø     O parecer do relator, senador Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE), recomendando a aprovação do PLC64/2006 (item 13) de autoria do deputado Roberto Magalhães (DEM/PE), que inclui os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica entre as testemunhas que têm a prerrogativa de ajustar previamente o local, dia e hora da inquirição. (íntegra do projeto)

Resultado: Aprovado o parecer favorável ao projeto.

 

Tramite Processual /Código de Processo Civil:

 

Ø      O parecer do relator, senador Arthur Virgílio (PSDB/AM), recomendando a aprovação com emendas ao PLS207/2005 (item 19) de autoria do Senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB/AC), que trata da citação de edital. A determinação do prazo, pelo juiz, que variará entre dez e trinta dias, a contar da data da primeira publicação, findo o qual começará a correr o prazo para a resposta do réu.  (íntegra do projeto).

Resultado: Aprovado o parecer favorável com duas emendas ao projeto.

 

Ação Pública:

 

Ø     O parecer do relator, senador Demóstenes Torres (DEM/GO), recomendando a aprovação do PLS491/2003 (item 20) de autoria da Senadora Patrícia Saboya (PDT/CE) que altera o § 1º do artigo 225 do Decreto-Lei nº 2848, de 7 de dezembro de 1940, para estabelecer hipótese de ação pública. (íntegra do projeto)

Resultado: Aprovado o parecer favorável ao projeto.

 

Ministério Público:

 

Ø     O parecer do relator, senador Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE), recomendando a aprovação com emenda (substitutivo) PLS217/2008 (item 23) de autoria do senado Demóstenes Torres (DEM/GO), que institui a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público.  Trata das normas gerais para a organização do Ministério Público e dá outras providências, para estabelecer periodicidade nas audiências públicas e identificar as demandas sociais. (íntegra do projeto)

Resultado: Aprovado o substitutivo ao projeto.

Tramitação: O substitutivo será submetido à votação em turno suplementar no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

 

v     Dia 15/10, Comissão de Assuntos Sociais (CAS):

 

Fundo Nacional de Segurança – FNS:

 

Ø      O parecer do relator, senador Romeu Tuma (PTB/SP), recomendando a aprovação da emenda do Senador Adelmir Santana e do PLS97/2008 (Item 1) de autoria do senador Renan Calheiros (PMDB/AL), que altera a Lei nº. 10.201, de 14 de fevereiro de 2001, que institui o FNSP – Fundo Nacional de Segurança, destinando recursos específicos para programas de assistência psicossocial aos policiais, seus dependentes e cônjuge. (íntegra do projeto).

Resultado: Aprovado o parecer favorável à emenda n.º 1 da CAS ao projeto.

Tramitação: Segue para apreciação da Comissão de Constituição, justiça e de Cidadania (CCJ).

 

OBS: Os itens que não constam nesta parcial, não foram deliberados.

 

Fechar