fbpx

Greve cresce na segunda-feira (20), com adesões de Alagoas, Minas, Piauí e 15ª Região. Confira o quadro nacional

A greve dos servidores do Judiciário Federal e do MPU cresceu esta semana, com as adesões do Rio Grande e da Bahia na última quarta-feira (15). E na próxima segunda-feira, 20 de agosto, o movimento ficará ainda mais forte com a deflagração pelos servidores de Alagoas, Minas Gerais, Piauí e Justiça do Trabalho da 15ª Região.

Com essas novas adesões, a greve vem ganhando força a cada dia. Os servidores lutam pelo fechamento do acordo entre o Executivo e o Judiciário Federal e a garantia dos recursos do PCS na proposta orçamentária a ser enviada até o dia 31/08 ao Legislativo.

Confira abaixo o quadro de greve pelo PCS.

Greve por tempo indeterminado

Sindjus-DF: A greve do Judiciário e do Ministério Público da União completou na quarta-feira (15) duas semanas no Distrito Federal, e as adesões vão crescendo a cada dia. Além dos atos realizados esta semana no TSE, TST e STF, as mobilizações continuaram com os piquetes em todos os locais de trabalho, chamando os servidores que ainda não paralisaram os trabalhos a aderir o movimento paredista.

Sintrajud-SP: Na quarta-feira (15) a greve por tempo indeterminado completou uma semana, e os servidores realizaram assembleia estadual às 14h, em frente ao TRE, para avaliar o movimento. Em assembleia foi aprovada a continuidade da greve por tempo indeterminado, que está mais forte no TRE e no Fórum Trabalhista da Barra Funda. A próxima assembleia estadual será na JT/Barra Funda, dia 22 de agosto, às 14h.

Sindijufe-MT: A greve dos servidores no Mato Grosso, que também iniciou no dia 8/08, completou na quarta-feira (15) uma semana. Toda segunda, quarta e sexta-feiras estão sendo realizadas assembleias gerais para avaliação do movimento grevista. Nesta sexta-feira (17), foi aprovada a continuidade da greve no Estado. A próxima assembleia será realizada na Justiça Federal, segunda-feira (20), às 14 horas.

Sintrajusc-SC: A Justiça Federal e a Justiça Eleitoral estão em greve desde o dia 13. Nesta quinta-feira (16), houve ato unificado, na frente do prédio da JF, com servidores da Polícia Federal e também do MPU, que decidiram entrar em greve a partir de ontem (16). Os servidores da Justiça do Trabalho em Florianópolis aprovaram por maioria fazer paralisação diária, das 15 às 17 horas, com avaliação diária do movimento.

Sindjufe-BA: A greve começou forte na Bahia na quarta-feira, 15 de agosto. O movimento atinge os três ramos do Judiciário Federal. Nesta sexta-feira (17), a concentração dos grevistas levou, mais uma vez, a Administração do TRE a suspender o treinamento dos mesários, que seria realizado no Órgão. Os servidores passaram nos setores do TRE, onde informaram aos servidores que ainda não aderiram à greve sobre a política de sucateamento do serviço público, adotada pelo governo do PT nos últimos anos. Logo após as visitas, a categoria se reuniu e avaliou o resultado das atividades realizadas ontem e hoje. À tarde, os grevistas se reuniram na JF. As atividades desta sexta-feira (17) contaram com a participação dos servidores do MPU.

Sintrajufe-RS: Os servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul estão em greve por tempo indeterminado desde a quarta, 15 de agosto, quando os servidores realizaram vários piquetes e assembleias de base. A greve atinge os três ramos do Judiciário Federal na capital e em várias cidades do interior do Estado. A próxima assembleia geral será no dia 21 de agosto, próxima terça-feira, no prédio das Varas Trabalhistas.

Greve a partir do dia 20 de agosto

Sindjus-AL: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU de Alagoas decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 20 de agosto, próxima segunda-feira. Nesse dia, os grevistas devem se concentrar em frente ao prédio das Varas do Trabalho a partir das 8 horas, para as atividades de mobilização da greve nacional por tempo indeterminado. Nesta sexta-feira (17), juntamente com estudantes e trabalhadores rurais sem terra, a categoria participou de manifestações durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Alagoas.

Sitraemg-MG: Os servidores em Minas deliberaram por greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira, dia 20. O sindicato está percorrendo os tribunais conscientizando os colegas sobre a importância de participar da greve. A assembleia também aprovou novo ato público dia 21, terça-feira, em frente à Justiça Federal. Já no dia 20, segunda-feira, quando começa oficialmente a greve em Minas, o Sitraemg estará presente na porta dos três principais prédios dos tribunais em Belo Horizonte com barracas onde os servidores poderão assinar a lista paralela de ponto, obter informações sobre a mobilização e terão à sua disposição materiais informativos do Sindicato.

Sindiquize-SP: A maioria dos 136 servidores que compareceram à rodada de assembleias, realizada no dia 14 pelo Sindiquinze-SP, aprovou a realização da greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (20) pela aprovação do reajuste salarial da categoria.

Sintrajufe-PI: Em assembleia realizada na quarta-feira (15), ao final da manifestação do Apagão do Judiciário organizada pelo Sintrajufe-PI no TRE, servidores do Judiciário Federal do Piauí decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda (20). Os servidores do MPF também irão parar suas atividades no Piauí a partir de segunda-feira (20).

Paralisações de 24 e 48 horas

Sindjuf-PB: Os servidores da Paraíba paralisaram as atividades no TRE-PB na quarta-feira (15), com direito a piquete e manifestações. Na assembleia realizada no mesmo dia da paralisação, a categoria decidiu paralisar novamente suas atividades por 48 horas na próxima quarta e quinta-feira (22 e 23/08). Na tarde da quinta (23), será realizada uma caminhada dos servidores até as Varas do Trabalho, no Shopping Tambiá, onde passarão em todas as salas para convocar para a assembleia que será realizada em seguida na sede do TRE-PB.

Sindjuf-PA/AP: Os servidores da Justiça Eleitoral do Pará paralisaram suas atividades nestas quinta e sexta (16 e 17/08) por 48 horas, como havia sido deliberado em assembleia realizada no dia 8 de agosto. Com faixas e carros de som, os servidores mostraram força e determinação em acompanhar as greves que estão acontecendo em todo o país.

Atos e assembleias para discutir adesão à greve

Sintrajufe-MA: A partir de segunda-feira, dia 20 de agosto, começam as paralisações na PRT e mobilizações em diversas cidades do interior e, na terça (21) às 13h30 e na quarta (22) às 13h, acontecerão assembleias setoriais na Justiça Federal e no Fórum Astolfo Serra, respectivamente. Nesta quinta-feira (16), os servidores se reuniram para tratar da mobilização pelo PCS. Também na quinta, houve assembleia setorial no TRE-MA.

Sisejufe-RJ: Com indicativo de greve para o dia 22/08, servidores do Rio de Janeiro realizam assembleia geral nesse mesmo dia, às 12h, em frente à JF da avenida Rio Branco. Na assembleia, eles irão deliberar sobre deflagração da greve.

Sintra-AM/RR: Servidores do TRT no Amazonas agendaram para o dia 21 de agosto a realização de um ato público, com assembleia geral para deliberar sobre o início da greve por tempo indeterminado no Amazonas.

Sinjufego-GO: O Sinjufego realizou nesta quinta-feira (16) rodada de assembleias setoriais. No TRT, os servidores aprovaram o estado de greve e nova rodada de assembleia na segunda-feira, dia 20, às 13h. Na JF e no TRE, também com expressiva participação dos servidores, foi decidida a instalação do estado de greve, com nova rodada de avaliação na terça-feira, dia 21/08, às 14h na JF e às 16h no TRE.

Sintrajufe-CE: Servidores da Justiça Federal participaram nesta sexta-feira (17), em Fortaleza, de ato público em defesa da inclusão no Orçamento de 2013 dos valores para reajustes salariais das diversas categorias. Às 16 horas, eles se reuniram em assembleia para deliberar sobre a participação na greve nacional em defesa do PCS. Até o fechamento deste quadro, ainda não há informações sobre o resultado dessa assembleia.

Sinje-CE: Os servidores da Justiça Eleitoral estão em estado de greve e participaram da manifestação unificada nesta sexta-feira, juntamente com os colegas da Justiça Federal e do MPU. Eles aprovaram realizar reuniões nos locais de trabalho e ato público, em frente ao TRE/CE no dia 21/8, com assembleia geral ao final da atividade.

Sintrajurn-RN: Nesta sexta-feira (17) os servidores participaram de um ato público seguido de assembleia em frente ao prédio do TRT, para decisões sobre o rumo da luta da categoria no estado. Até o fechamento deste quadro, ainda não há informações sobre o resultado dessa assembleia.

Sindjufe-MS: Servidores do Mato Grosso do Sul participaram na quarta (15) de ato público em frente às Varas do Trabalho de Campo Grande. Nesta sexta-feira (17) foi realizada uma assembleia dos servidores do MPU para discutir a participação do movimento. Até o fechamento deste quadro, ainda não há informações sobre o resultado dessa assembleia.

Da Fenajufe – Leonor Costa

 

Pin It

afju fja fndc