fbpx

Audiência Pública na CTASP da Câmara defende Serviço Público e conclama retomada de luta dos servidores


O coordenador da Fenajufe, Erlon Sampaio, participou na quinta-feira,3, de audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público – CTASP - da Câmara dos Deputados. A audiência discutiu a valorização do serviço público e das carreiras públicas, ameaçados no atual governo.

Estiveram presentes entidades representantes do Fórum Nacional das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE) e do Forum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado, (FONACATE)
Os representantes debateram as dificuldades dos servidores públicos diante dos ataques sofridos do governo e reconheceram a necessidade de reforçar a luta contra as ameaças que permeiam o setor. Entre as mazelas estão a privatização da previdência, a restrição da liberdade do direito de greve, de organização sindical, o fim de concursos públicos e a tão ameaçadora reforma sindical, já em processo de discussão no parlamento.

Os servidores presentes concordaram que a discussão do futuro do serviço público é urgente e que todos os setores devem se unir para retomar a discussão da negociação coletiva no serviço público, o direito de greve, e a valorização do serviço público aprovados no Congresso e vetada no governo Temer. É necessário também fazer a desmitificação da narrativa do governo de que os servidores públicos representam uma categoria privilegiada.

A audiência pública apontou o desmonte em todos os setores do serviço público e fez um apelo para que todas as categorias mantenham a unicidade para combater o discurso do governo de que o serviço público só onera o Estado.

Erlon Sampaio afirma que “ Há a entrega do Estado brasileiro e da soberania para os donos do capital, nesse sentido está havendo um grande retrocesso social. Os servidores públicos têm o papel de defender o Estado brasileiro em benefício de melhorias para a população.

O próximo debate acontece dia 28 de outubro com o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, às 9 horas.

 

Texto: Joana Darc Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc